No passado dia 9 de setembro de 2024, a cidade de Viseu foi palco da 1ª Assembleia Geral da Estratégia de Eficiência Coletiva (EEC) do PROVERE Queijos Centro de Portugal. Este evento marca um importante passo no desenvolvimento e promoção dos queijos qualificados da região Centro, com o objetivo de fortalecer a competitividade e sustentabilidade deste setor estratégico.
A EEC é composta por 38 entidades signatárias, das quais 73,6% são de natureza privada, incluindo empresas do setor, associações empresariais, e entidades científicas e tecnológicas. Os restantes 26,4% correspondem a entidades públicas ou de utilidade pública, como a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal e os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Viseu e Coimbra.
Durante a Assembleia, foram empossados os órgãos de gestão da EEC, agora presididos pela Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela, responsável pela articulação institucional entre os diversos atores. A Comissão de Acompanhamento será liderada pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, encarregue de monitorizar o cumprimento dos objetivos estabelecidos.
A rede de cooperação criada pelo consórcio visa promover a qualidade, autenticidade e origem dos queijos qualificados da região Centro, num contexto nacional e internacional. O foco desta estratégia está na valorização económica deste recurso endógeno, fruto de uma combinação única de recursos naturais e culturais, saberes tradicionais e traços históricos identitários.
Com o arranque da segunda fase do Aviso do instrumento CENTRO2030-PROVERE, o consórcio irá agora trabalhar nas operações a apoiar, incluindo ações de esclarecimento para a criação, expansão e modernização de micro e pequenas empresas, com o objetivo de dinamizar a economia local através do FEDER, que disponibiliza um total de 5 milhões de euros para este fim.