A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Associação de Futebol de Aveiro (AFA) juntaram, na última segunda-feira, as Entidades Formadoras do distrito. O encontro decorreu na Cassa da Criatividade, em São João da Madeira, e teve como objetivo entregar as placas de certificação às diversas entidades. O evento contou com uma boa moldura humana na plateia, ondestiveram presentes vários autarcas e dirigentes desportivos.
Entre as entidades formadoras, nota para as equipas do concelho de Águeda. No futebol o Recreio Desportivo de Águeda e a UD Mouriquense mantiveram as 3 estrelas, que já transitavam da época passada, enquanto que a AD Valonguense ficou com uma. No futsal nota para a Associação Desportiva de Travassô. A equipa de Travassô ficou também 3 estrelas.
Este processo de certificação das entidades formadores teve inicio em 2015. A certificação é um fator obrigatório para que os clubes possam registar contratos de formação. A certificação assenta num modelo de qualificação de processos de formação, bem como de organização dos diversos clubes.
Para além disto a certificação é uma exigência no que toca a recebimentos de dividendos de transferências de atletas que tenham histórico na sua formação e quanto à participação em Campeonatos Nacionais.
Recorde-se que as placas agora entregues se referem à época transata e no caso os clubes aguedenses acreditam conseguir melhor e somar mais “estrelas”.