O Centro de Artes de Águeda (CAA) foi selecionado entre os 18 teatros e cineteatros que beneficiarão do apoio à programação da Direção-Geral das Artes (DGArtes). Os resultados da segunda edição do concurso de apoio à programação para os equipamentos da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) referente ao quadriénio 2024-2027 foram anunciados nesta sexta-feira.
Durante os próximos quatro anos, as 18 instituições abrangidas por esta linha de financiamento receberão um total de oito milhões de euros. A DGArtes tem como objetivo promover a diversidade e qualidade da programação cultural em todo o país, contribuindo assim para o enriquecimento do panorama artístico nacional.
As entidades gestoras de teatros e cineteatros de diversas cidades serão contempladas com este apoio, impulsionando assim a oferta cultural em várias regiões. Além do CAA de Águeda, serão beneficiadas as instituições de Albergaria-a-Velha, Carregal do Sal, Fundão, Gouveia, Lagoa, Lagos, Lamego, Leiria, Macedo de Cavaleiros, Marinha Grande, Matosinhos, Montemor-o-Novo, Pombal, S. João da Madeira, Santa Comba Dão, Santarém e Sardoal.
A medida visa fortalecer a dinâmica cultural em todo o país, incentivando a produção e fruição artística, ao mesmo tempo que reconhece o papel fundamental que os teatros e cineteatros desempenham na promoção da cultura e das artes. O CAA de Águeda, juntamente com os demais contemplados, contribuirá para a diversificação e descentralização das propostas culturais, enriquecendo a oferta disponível para o público português.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, afirma na rede social Facebook, que é “mais uma ótima notícia para o Município de Águeda” citando a notícia que nacionalmente foi avançada pelo jornal Público.