A Câmara Municipal de Águeda assinalou ontem, dia 22 de março, o Dia Mundial da Água. A data foi assinalada com uma cerimónia na Casa dos Rios em Valongo do Vouga, no Parque da Boiça. O evento contou com a parceria da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga e teve como tem “Um novo sentido para os Rios”.
O Dia Mundial da Água celebra-se a 22 de março. No encontro promovido pela CM Águeda, em parceria com a Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, abordou-se “Um novo sentido para os rios”. O objetivo foi sensibilizar os presentes para a importância da preservação dos nossos recursos hídricos. Foram ainda integrandos alguns momentos culturais que fizeram a interligação entre a arte e a transformação dos rios.
No que a momentos artísticos se refere nota para a inauguração de uma escultara da autoria de Regina Frank, “uma performance de dança, com Malgorzata Sus. e o lançamento nacional de uma música clássica sobre o ciclo da água, criada por Maria Camposinhos e feita em colaboração com Francisca Mariz e que foi acompanhada, nesta atuação ao vivo, em flauta por Miguel Alexandre Teixeira. Intitulada “Water flow”, esta música integra registos sonoros das linhas de água de Portugal”.
Presentes estiveram Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal de Águeda, Filipe Falcão, Presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, Pimenta Machado, Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, António Loureiro, Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, João Pitau, Presidente da União das Freguesias de Barrô e Aguada de Baixo, Pedro Teiga, especialista em reabilitação de rios e ribeiras, e Peter Schuler, Presidente da International Forest Art Association, entre outros.