A cidade de Águeda está a ganhar um novo cenário urbano, graças ao projeto “Raízes com Arte”, que visa não só colorir os espaços urbanos, mas também sensibilizar para a importância da preservação ambiental. Em declarações exclusivas o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, salientou a relevância de dar ainda mais cor à já colorida cidade, revitalizando espaços muitas vezes esquecidos pelo tempo e pelo desgaste.
O projeto, que surge da aprovação de uma candidatura ao programa de intervenção artística “Dar Energia à Cultura” da E-Redes, contou com a participação de 24 artistas nacionais e internacionais que responderam à open call. Entre eles, a artista Lucie Jaussaud, conhecida artisticamente como Lujaam, foi a grande vencedora.


O trabalho de Lucie consiste na pintura de 11 infraestruturas urbanas, nomeadamente caixas de distribuição de energia e um posto de transformação. Mas o “Raízes com Arte” não se limita apenas à intervenção artística; também inclui a realização de workshops sobre sensibilização ambiental. O primeiro ocorreu no Parque Municipal de Alta Vila, em colaboração com utentes da CERCIAG. O segundo workshop está agendado para terça-feira, dia 14, e será direcionado aos alunos do curso de artes visuais da Escola Secundária Marques de Castilho.
Neste segundo workshop, além da abordagem ao tema ambiental, a artista irá partilhar o seu processo criativo, demonstrando como concebeu e desenvolveu o projeto que a levou a vencer a open call do “Raízes com Arte”. Será uma oportunidade única para os participantes mergulharem no universo da arte e da consciência ambiental, unindo criatividade e sustentabilidade.