Iniciativa integra estratégia municipal na área da mobilidade suave e na promoção de políticas de sustentabilidade
A Câmara Municipal de Águeda vai dispor de um sistema de trotinetas elétricas de uso partilhado, que vai ficar disponível em vários locais espalhados pela cidade.
“Desenvolvemos, desde os últimos anos, uma aposta forte e estratégica na mobilidade suave e na implementação de medidas de sustentabilidade e esta iniciativa alinha-se neste posicionamento de proporcionar aos cidadãos formas alternativas de circular na cidade, mais amigas do ambiente e que, simultaneamente, promovem o bem-estar e incentivam a um estilo de vida ativo e saudável”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Sublinhando que “a mudança começa com pequenos gestos”, defendeu que esta medida contribui para a transformação do espaço urbano e junta-se a um vasto conjunto de iniciativas e investimentos municipais “verdadeiramente transformadores” e que permitem “criar cidades mais verdes, agradáveis e inclusivas”.
A instalação desta rede de trotinetas elétricas de uso partilhado junta-se às beÁgueda – bicicletas elétricas de uso partilhado, num projeto que tem sido ampliado na cidade, com mais bicicletas disponibilizadas e mais parques, e em várias freguesias do concelho.
Para Edson Santos, “apostar na mobilidade suave é apostar no futuro” e estes sistemas “permitem reduzir as emissões de carbono, ajudando a combater as alterações climáticas, bem como diminuir o consumo de recursos e contribuir para a promoção de hábitos mais saudáveis”.
Neste sentido, a Câmara Municipal aprovou, na reunião de Executivo da última quinta-feira, o estabelecimento de um protocolo com um operador de sistemas de mobilidade suave, que vai disponibilizar a rede de trotinetas elétricas na cidade, em locais estrategicamente definidos e cumprindo as regras pela legislação em vigor para este tipo de transporte.
Vão ser disponibilizados, com base no protocolo, um total de 200 trotinetas elétricas, que vão poder circular no perímetro urbano da cidade e zonas adjacentes, desde Recardães a Catraia de Assequins e Trofa, bem como zonas industriais (Barrô, Casarão, Macinhata do Vouga), cumprindo os limites e regras estabelecidos pelo Código da Estrada.