A Associação de Futebol de Aveiro (AFA) viu-se obrigada a reorganizar o calendário das competições oficiais, devido à indisponibilidade de 126 árbitros para apitar os jogos agendados para os dias 8 e 9 de fevereiro. O movimento, que surgiu como uma forma de protesto contra os valores dos prémios de jogo e outras reivindicações, poderá mesmo evoluir para uma paralisação total caso a direção da AFA não atenda às exigências da classe.
Reivindicações e contestação
Os árbitros contestam a estagnação dos prémios de jogo, alegando que os aumentos feitos nos últimos anos são “pífios” face à crescente perda do poder de compra. Além da questão financeira, o movimento exige ainda:
- Compra de material desportivo para os Centros de Treinos;
- Contratação de um preparador físico para o Centro de Treinos de Aveiro;
- Remoção das nomeações oficiais de árbitros para jogos no escalão de Benjamins;
- Atualização da Tabela de Prémios.
Os árbitros afirmam que a AFA se tem mostrado inflexível nas negociações, justificando-se frequentemente com as diretrizes da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e fazendo comparações com outras associações distritais. No entanto, os contestatários consideram que as condições oferecidas são desajustadas face à importância e exigência da função.
Impacto nas competições
Para evitar que os campeonatos fiquem comprometidos, a AFA, através do seu Departamento de Arbitragem e Gabinete Técnico, delineou um plano de emergência que visa garantir que os 299 jogos agendados para o próximo fim de semana sejam arbitrados por equipas oficiais. No entanto, para tal, foi necessário realizar profundas alterações, nomeadamente:
- Mudança de horários e dias de vários jogos;
- Adiamento de partidas, sobretudo nos escalões Sub-14 e Sub-16;
- Ajustes na distribuição das equipas de arbitragem para cobrir o máximo de encontros possíveis.
Jogos adiados das equipas Sub-19 do concelho de Águeda:
- Águeda x Águas Boas – alterado para 08/02 às 14:00;
- Valonguense x Crack – alterado para 10/02 às 20:00;
- Mealhada x Mourisquense – mantido para 08/02 às 17:30;
- Pampilhosa x LAAC – mantido para 07/02 às 20:00.
Carlos Miragaia, Diretor/Coordenador Técnico da AFA, afirmou, em comunicado aos clubes filiados, que a prioridade é “assegurar a integridade e seriedade das competições”, apelando à colaboração de todos os intervenientes para que o plano traçado seja cumprido sem maiores percalços.
Possível paralisação total
Caso as reivindicações não sejam atendidas, os árbitros não descartam a possibilidade de avançar para uma greve total, o que poderá levar à suspensão das competições distritais. O protesto já gerou reações entre dirigentes e clubes, que temem o impacto de uma possível paralisação prolongada.
A situação promete novos desenvolvimentos nos próximos dias, sendo expectável que a AFA e os árbitros voltem à mesa das negociações na tentativa de evitar um impasse que poderá afetar centenas de jogos e atletas em toda a região de Aveiro.