Pedro Proença é o novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). O antigo árbitro e líder da Liga Portugal venceu as eleições realizadas esta sexta-feira, sucedendo a Fernando Gomes, que ocupava o cargo desde 2011.
Numa vitória expressiva, Pedro Proença arrecadou 75% dos votos, totalizando 62 dos 84 votos do colégio eleitoral. O seu adversário, Nuno Lobo, que presidiu à Associação de Futebol de Lisboa durante 13 anos, conquistou 21 votos, havendo ainda um voto em branco.
Aos 54 anos, Proença, formado em gestão, prepara-se agora para assumir a liderança da FPF, o que deverá implicar a sua renúncia ao cargo de presidente da Liga Portugal, posição que ocupa desde 2014 e para a qual havia sido reeleito até 2027. Essa decisão deverá ser oficializada até segunda-feira, véspera da cerimónia de posse dos novos órgãos sociais da FPF.
Por sua vez, Fernando Gomes, de 72 anos, encerra um ciclo de três mandatos à frente da federação, tendo sido eleito pela primeira vez a 10 de dezembro de 2011 e empossado a 17 de dezembro do mesmo ano.
A cerimónia de tomada de posse de Pedro Proença está marcada para a próxima terça-feira, às 12h, na Cidade do Futebol, em Oeiras, onde iniciará oficialmente as suas funções como presidente do organismo máximo do futebol português.