A Câmara Municipal de Águeda entregou, na passada quinta-feira, 27 de março, os certificados “Águeda Recicla+” a 263 entidades do concelho, reconhecendo as boas práticas de reciclagem implementadas por empresas, escolas, IPSS e associações locais.
A cerimónia, que decorreu ao final do dia, assinalou o encerramento da segunda edição do projeto “Águeda Recicla+”, promovido pelo Município e cofinanciado pelo programa “Juntos a Recicla++”, da Sociedade Ponto Verde. A iniciativa decorreu entre janeiro e março de 2024, com ações de sensibilização e educação ambiental em todo o concelho.
O projeto teve como principais objetivos reforçar o compromisso com a economia circular e incentivar a adoção de hábitos sustentáveis, através da adesão ou revalidação do Certificado Águeda Recicla+ por parte das entidades concelhias, bem como a promoção da reciclagem de vidro junto do setor HoReCa (hotéis, restaurantes e cafés).
Segundo a autarquia, o certificado distingue as entidades que integram processos internos para aumentar os pontos de recolha seletiva e fomentam comportamentos sustentáveis entre funcionários, fornecedores e clientes.
A campanha contou ainda com o envolvimento de cerca de 90 escuteiros do concelho, que colaboraram ativamente nas ações de sensibilização junto dos estabelecimentos HoReCa. Paralelamente, foi lançada uma campanha de marketing digital, com publicações no Facebook e Instagram do Município, que alcançaram mais de 320 mil visualizações. O projeto incluiu também sessões de formação online e a disponibilização de recursos pedagógicos através do minisite www.aguedareciclamais.pt.
Durante a cerimónia, Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, destacou a elevada adesão como “sinal de sucesso, mas sobretudo de esperança e alegria”, elogiando o envolvimento da comunidade nas boas práticas ambientais. O autarca frisou a importância de cada cidadão ser “mensageiro e agente crítico” face às más práticas de deposição de resíduos e recordou a existência de serviços municipais gratuitos de recolha de monos.


















“Temos vindo a construir, nos últimos anos, uma cidade e um concelho com uma imagem de marca forte. […] Em 2026, vamos ser Green Leaf, Capital Verde Europeia, reconhecida pela Comissão Europeia”, sublinhou o edil, reforçando o apelo à continuidade deste caminho coletivo rumo à sustentabilidade.
O Município assegura que o projeto continuará ativo, reforçando o compromisso de Águeda com a preservação ambiental e a construção de um futuro mais sustentável.