A “Casa da Professora”, situada na aldeia de Macieira de Alcôba, no concelho de Águeda, é um edifício histórico que acaba de ser recuperado e reconvertido em espaço de alojamento turístico, numa iniciativa da União das Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba (UFPMA).
O edifício foi construído em 1936 com o apoio da população local, com o propósito de criar melhores condições de acolhimento para os docentes colocados na freguesia. A primeira professora a residir na casa foi Maria Isabel Ferreira, que lecionou em Macieira de Alcôba desde 1 de outubro de 1932 até 3 de fevereiro de 1938. A casa foi utilizada como residência oficial de professoras até ao final da década de 1960.















Com o passar dos anos, o edifício deixou de cumprir a sua função original, mas manteve-se como símbolo da importância dada, pela comunidade, à educação e ao papel dos professores na vida da aldeia. Reconhecendo esse valor patrimonial e afetivo, a União de Freguesias promoveu a recuperação total do interior da casa, respeitando a traça original e adaptando-a às exigências do conforto moderno.
Hoje, a antiga “Casa da Professora” surge como uma nova oferta de alojamento em Macieira de Alcôba, dirigida a todos os que procuram passar alguns dias em contacto com a natureza e com o ambiente rural desta aldeia do concelho de Águeda.
Para mais informações ou reservas, os interessados podem contactar a secretaria da UFPMA através do telefone 234 640 294 ou pelo e-mail f.prestimo.macieira@gmail.com.