- publicidade -
- publicidade -

Ministério da Cultura de Cabo Verde quer reforçar laços culturais com Águeda

O Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC) de Cabo Verde manifestou a intenção de aprofundar a cooperação cultural com o município de Águeda, em Portugal, reconhecendo a forte dinâmica cultural que caracteriza esta cidade portuguesa com cerca de 50 mil habitantes.

A aproximação entre as duas entidades tem vindo a ganhar consistência, especialmente após a realização, este ano, da extensão internacional do Kriol Jazz Festival — um dos mais emblemáticos eventos musicais de Cabo Verde — que teve lugar em Águeda. O evento contou com a presença do Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, numa deslocação que se revelou simbólica para o reforço dos laços entre as duas realidades culturais.

Neste momento, Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda e responsável pelo pelouro da cultura, está em Cabo Verde, onde participa no Atlantic Music Expo, um importante fórum dedicado à indústria musical e à troca de experiências entre profissionais da cultura de vários países. À margem do evento, manteve um encontro com o Ministro Augusto Veiga, com o objetivo de estreitar a cooperação em áreas como a formação artística, a realização de festivais conjuntos, as trocas culturais e a assistência técnica.

Este diálogo reforça os entendimentos previamente abordados durante a visita de cortesia que o governante cabo-verdiano realizou à Câmara Municipal de Águeda em março passado, onde já tinham sido sinalizadas várias oportunidades de colaboração bilateral. A partilha de boas práticas, a valorização de expressões culturais de matriz lusófona e a criação de pontes para a mobilidade de artistas e técnicos surgem agora como prioridades comuns.

A Câmara de Águeda tem-se destacado pela sua política cultural inovadora e pelo apoio continuado a iniciativas artísticas de relevo internacional, tornando-se num parceiro atrativo para projetos de cooperação cultural. Do lado cabo-verdiano, o MCIC tem vindo a procurar alargar horizontes de intercâmbio com outros países lusófonos, e Águeda surge como um exemplo de município com capacidade de diálogo e concretização de projetos com impacto.

As duas entidades comprometem-se, assim, a continuar o trabalho de articulação com vista ao desenvolvimento de um plano de ações concretas que valorize as culturas locais e promova uma maior circulação de saberes e experiências entre Portugal e Cabo Verde.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Agueda Municipality
nuvens dispersas
8.9 ° C
8.9 °
8.9 °
94 %
0.9kmh
46 %
Seg
14 °
Ter
13 °
Qua
15 °
Qui
17 °
Sex
13 °
- publicidade -