A Orquestra XXI celebra a Páscoa e a Primavera com o Requiem de Gabriel Fauré. Três concertos na Digressão de abril assinalam também o aguardado regresso do Coro XXI.
Desde a sua fundação, em 2013, a Orquestra XXI tem reunido músicos portugueses a estudar ou trabalhar no estrangeiro, promovendo o diálogo entre talento e experiência internacional e o público nacional. A Orquestra XXI estará em digressão entre 25 e 27 Abril, com três concertos únicos que terão lugar em Viseu, Águeda e Vila Nova de Famalicão.
Um programa profundamente simbólico e emotivo, oferecendo uma visão contemplativa e serena da morte, com as participações da soprano Leonor Amaral e do barítono Diogo Mendes.
Os concertos serão dirigidos pelo maestro Dinis Sousa, fundador da Orquestra XXI, maestro titular da Royal Northern Sinfonia e vencedor do Critics’ Circle Award no Reino Unido em 2024.
A par destes concertos, esta digressão inclui ainda um Estágio de Orquestra dedicado a estudantes do ensino artístico especializado, que decorrerá em Viseu no dia 22 de Abril, reforçando o compromisso da Orquestra XXI com a aproximação às mais novas gerações de músicos.