Foi publicado em Diário da República o novo Plano Nacional Ferroviário (PNF), e uma das grandes novidades diz respeito à Linha do Vouga, atualmente a única linha ferroviária em exploração com bitola métrica em Portugal.
Apesar de estar isolada da restante rede ferroviária, a linha atravessa uma região densamente povoada e demonstra um potencial significativo de procura – em 2019, mesmo com um serviço deficitário, transportou cerca de 600 mil passageiros.
O PNF divide a Linha do Vouga em três troços com características distintas:
- Espinho – Oliveira de Azeméis, com forte ligação à Área Metropolitana do Porto;
- Aveiro – Águeda – Sernada do Vouga, com procura relevante centrada na ligação a Aveiro;
- Sernada do Vouga – Oliveira de Azeméis, atualmente sem serviço e com menor viabilidade competitiva.
Integração com os sistemas suburbanos
O plano propõe a manutenção da bitola métrica, mas com integração plena nos sistemas suburbanos de Aveiro e do Porto, quer ao nível tarifário, quer de bilhética. A inclusão do troço norte no sistema Andante é apontada como prioridade, a par da criação de uma ligação funcional em Espinho à Linha do Norte, complementando a já existente em Aveiro.
Além disso, defende-se:
- Frequências horárias elevadas nas extremidades, ao estilo dos serviços suburbanos;
- Um serviço mais espaçado no troço central, com perfil regional e foco na mobilidade local.
Melhorias faseadas
O plano delineia uma abordagem de melhorias incrementais, com várias metas:
- Curto prazo: renovação integral da via, automatização de passagens de nível e aumento da oferta com recursos disponíveis;
- Médio prazo: eletrificação da linha, aquisição de novo material circulante e relocalização de algumas estações, de modo a melhor responder às necessidades reais dos passageiros.
Por fim, é destacada a vocação da Linha do Vouga para um modelo de ferrovia ligeira, nomeadamente em Aveiro, onde poderá servir de embrião a um sistema de mobilidade urbana que ligue diretamente vários pontos do centro da cidade.
Uma visão estratégica que promete devolver protagonismo à Linha do Vouga — modernizando-a, integrando-a nos fluxos urbanos e valorizando a sua identidade única no panorama ferroviário nacional.