- publicidade -
- publicidade -

Alta Velocidade: Cimeira em Aveiro vai exigir compromisso do próximo Governo com o Corredor Atlântico

Aveiro vai ser palco, ainda antes do Verão, de uma nova cimeira de autarcas da Região Centro e da província espanhola de Salamanca, iniciativa que visa reforçar a pressão política para a concretização da ligação ferroviária de alta velocidade entre Aveiro, Viseu e Salamanca.

O anúncio foi feito por Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, durante a última sessão da Assembleia Municipal. Segundo o autarca, o encontro servirá para entregar ao Governo que resultar das próximas eleições legislativas uma carta formal com um apelo claro à concretização do projeto, classificado como estratégico.

“Temos de afirmar, sem hesitações, que esta ligação ferroviária é absolutamente prioritária para o país”, sublinhou Ribau Esteves, frisando que não se trata de desvalorizar outras alternativas, mas de garantir que este corredor — previsto há mais de três décadas na rede transeuropeia — deixe finalmente de ser apenas um plano no papel.

A discussão foi motivada por intervenções de deputados municipais do Bloco de Esquerda, CDS e PSD, que manifestaram dúvidas sobre o futuro da ligação Aveiro – Vilar Formoso, mesmo após a sua inclusão no Plano Ferroviário Nacional (PFN) recentemente publicado.

Para Ribau Esteves, o problema não está na ausência de planos, mas na falta de investimento concreto. “Já vamos no quarto plano e continuamos sem um cronograma de obras ou um plano financeiro. O que queremos é estar no plano de investimentos, como já acontece com a linha de alta velocidade entre Lisboa e Porto”, criticou.

O PFN prevê uma nova linha entre Aveiro e Vilar Formoso, separando o tráfego de passageiros do de mercadorias: a linha de alta velocidade será dedicada exclusivamente ao transporte de passageiros, enquanto a Linha da Beira Alta será adaptada para tráfego misto.

O autarca fez ainda questão de destacar o papel do grupo de pressão que tem vindo a ser construído entre as Comunidades Intermunicipais da Região Centro e os parceiros espanhóis de Salamanca. “Pela primeira vez, conseguimos reunir todas as CIMs do Centro de Portugal num esforço conjunto, com uma representatividade superior às cimeiras anteriores em Viseu e Salamanca”, afirmou.

A próxima cimeira, agendada para ocorrer em Aveiro antes do verão, deverá marcar um novo momento de afirmação política regional, reclamando junto do novo executivo nacional uma decisão firme e definitiva sobre um projeto considerado essencial para o desenvolvimento e coesão territorial do interior centro e da ligação transfronteiriça com Espanha.

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Agueda Municipality
chuva moderada
12.3 ° C
12.3 °
12.3 °
90 %
3.1kmh
100 %
Dom
14 °
Seg
16 °
Ter
19 °
Qua
23 °
Qui
13 °
- publicidade -