O distrito de Aveiro está esta sábado sob aviso laranja devido à previsão de forte agitação marítima, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A situação meteorológica adversa afeta também outros oito distritos do país, com impacto esperado até às 6h00 da madrugada de domingo.
A partir das 18h00 de hoje, Aveiro junta-se a Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Coimbra e Braga na lista de regiões costeiras com alerta elevado para o estado do mar. Ondas fortes e ventos intensos justificam a emissão do aviso laranja, que corresponde a um risco moderado a elevado.
Mas não é apenas o mar que está agitado. Em Aveiro, tal como em Viana do Castelo, Braga, Porto, Viseu, Vila Real e Bragança, está também previsto um cenário de precipitação persistente, associada a queda de neve em zonas com altitude superior a 1.000 metros. Por essa razão, o distrito encontra-se igualmente sob aviso amarelo, em vigor desde a meia-noite e válido até às 21h00.
Nas regiões do interior, como a Guarda e Castelo Branco, a neve surge em força, sendo o motivo para a emissão de aviso laranja que se mantém também até às 6h00 de domingo.
De acordo com o IPMA, o dia será marcado por períodos de chuva ou aguaceiros mais intensos nas regiões Norte e Centro, vento por vezes forte no litoral e nas terras altas, e uma generalizada descida de temperatura. Em Aveiro, espera-se um sábado frio, húmido e com vento intenso, num fim de semana que promete trazer o inverno de volta.
As autoridades apelam à precaução junto das zonas costeiras e nas deslocações em estradas de montanha, devido ao risco de piso escorregadio e má visibilidade.