O Município de Águeda anunciou alterações ao programa das comemorações do 25 de Abril, na sequência do falecimento de Sua Santidade o Papa Francisco, ocorrido a 21 de abril de 2025. Em virtude do Luto Nacional decretado pelo Governo para os dias 24, 25 e 26 de abril, através do Decreto n.º 6-A/2025, de 23 de abril, a autarquia decidiu ajustar as celebrações previstas para o Dia da Liberdade.
Apesar de não existir qualquer impedimento legal à realização de eventos públicos durante o período de luto, a Câmara Municipal de Águeda optou por uma abordagem mais contida, “por uma questão de respeito institucional, tradição e bom senso”, refere em comunicado.
O tradicional Desfile da Liberdade e da Democracia, habitualmente integrado no programa comemorativo, foi cancelado. Em sua substituição, terá lugar um momento institucional e simbólico, que se desenrolará durante a tarde de 25 de abril, no Centro de Artes de Águeda (CAA).

O programa adaptado prevê:
- 15h00 – Recepção aos participantes e registo fotográfico coletivo das agremiações representadas, no átrio do Centro de Artes;
- 15h30 – Sessão Solene da Câmara Municipal de Águeda, no auditório do CAA, assinalando oficialmente o 51.º aniversário da Revolução dos Cravos.
Com esta decisão, a autarquia procura manter viva a memória do 25 de Abril, num formato condizente com o período de luto vivido por Portugal e pelo mundo católico.