Durante três dias, milhares de pessoas passaram pela Praça 1.º de Maio, conheceram várias modalidades desportivas e fizeram rastreios de saúde
A 3.ª edição da Feira do Desporto, Saúde e Bem-Estar de Águeda, que decorreu entre sexta-feira e domingo, foi um “sucesso”, com milhares de participantes e visitantes, de todas as idades, que, durante três dias, puderam conhecer diferentes modalidades desportivas, participar em caminhadas e outras ações, e ainda fazer rastreios de saúde.

“Esta é uma iniciativa que se diferencia pela sua aposta na promoção da saúde, da atividade desportiva e do associativismo, que tem aqui um espaço privilegiado para divulgarem o que de melhor fazem”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda que destacou a relevância deste evento no alerta de consciência cívica e social para “a importância da saúde, de sermos ativos e de investirmos em cada um de nós”.
O seu sucesso é demonstrado pelo constante aumento de clubes, associações e demais entidades que se associam ao evento de ano para ano e que veem nele uma oportunidade de “proporcionar saúde e tornar visíveis as suas competências”. Este ano foram 54 as entidades que marcaram presença na Feira, desde clubes, associações, ginásios, instituições de ensino e educação, bem como clínicas, Centro de Saúde de Águeda (UCC Grei de Águeda), o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra e o Grupo de Dadores de Sangue de Águeda.
Para Edson Santos esta feira reflete “o nosso compromisso de promover estilos de vida saudáveis e valorizar o desporto como fator de coesão social e desenvolvimento comunitário”.
Ao todo, foram 15 as boxes onde as pessoas podiam fazer vários rastreios, ficando, no final do “roteiro”, com um passaporte da saúde, com indicadores que permitem aos profissionais indicar qual o melhor caminho a seguir para aumentar a qualidade de vida e promover estilos de vida saudáveis.
Colheita de sangue, demonstrações de defesa pessoal, cycling, karaté, futsal, judo, aeromodelismo, atrelagem, caminhadas, yoga, ginástica sénior, dança infantil, artes marciais foram algumas das atividades desenvolvidas. Houve ainda batismos de Rally, com o piloto Miguel Abrantes, e Can Am.










Destaque para a Caminhada da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que decorreu no domingo e juntou mais de 1.000 inscritos e permitiu angariar mais de 6.000 euros para esta instituição.
“Este é um exemplo claro de uma comunidade que se une por uma causa e proporciona ao mesmo tempo saúde, exercício físico e bem-estar”, declarou o Vice-Presidente da Câmara de Águeda, que agradeceu a todas as entidades participantes o seu envolvimento nesta iniciativa e que fizeram com que Águeda estivesse três dias numa “autêntica festa do Desporto, de uma vida ativa e saudável”.