O Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos, do concelho de Águeda, será um dos representantes portugueses no XXXVIII Festival Internacional de Folclore, que se realiza no próximo dia 27 de julho, pelas 15h00, no âmbito da Semana Cultural 2025 de Fânzeres, no concelho de Gondomar.
Este festival, promovido pelo Rancho Regional de Fânzeres, integra a programação do evento MUND’ART – Animação & Cultura, e tem como missão celebrar a diversidade cultural através do folclore, da dança e da música tradicional. A edição de 2025 reunirá grupos oriundos de Portugal, Ilhas Canárias, Eslováquia, Estados Unidos da América e México, proporcionando uma autêntica viagem intercultural ao público presente.
A presença do Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos reforça a identidade cultural do concelho de Águeda e evidencia o trabalho que o grupo tem vindo a desenvolver na preservação e divulgação do folclore português. Com trajes típicos, cantares e danças tradicionais, a atuação do grupo será um retrato fiel das raízes da região de Vale Domingos, em Águeda.

A Semana Cultural decorre entre 25 e 30 de julho, no Largo Júlio Dinis, em Fânzeres, e inclui ainda:
- Gala de Abertura no dia 25, com o grupo de dança “Alma no Ritmo” e apresentações de grupos das Ilhas Canárias, Letónia, EUA, Equador, Eslováquia, México, Bulgária e Colômbia.
- Concerto de Marlene Pinto, a 26 de julho.
- Espetáculos musicais nos dias 28 (Noite de Música Tradicional) e 29 (Grupo “Bodo Musical”).
- Segunda parte do Festival Internacional de Folclore no encerramento, a 30 de julho, com atuações de grupos da Colômbia, Letónia, Bulgária, Equador e Portugal.
A participação do grupo aguedense marca o contributo do folclore local numa iniciativa que promove o intercâmbio artístico e a valorização da cultura tradicional a nível internacional.