Portugal continental vai sentir os efeitos da aproximação de uma frente fria durante o próximo fim de semana, segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A superfície frontal está associada a uma depressão localizada a noroeste da Península Ibérica e deverá trazer precipitação e uma descida acentuada das temperaturas.
Chuva chega primeiro ao litoral Norte e Centro
O IPMA indica que a precipitação deverá começar a fazer-se sentir já na noite de sábado, primeiro no litoral Norte e Centro, estendendo-se gradualmente a todo o território ao longo do dia de domingo. Nas regiões costeiras do Norte e Centro é expectável que a chuva seja localmente intensa, sobretudo até ao final da manhã de domingo.
Temperaturas descem vários graus
A passagem desta frente fria vai provocar uma descida significativa das temperaturas máximas. No domingo, o termómetro deverá cair entre seis e 10 graus no interior e entre três e seis graus no litoral, registando-se valores máximos a rondar os 23 a 27 graus Celsius. As temperaturas mínimas não deverão sofrer alterações relevantes, mas, ainda assim, ficarão abaixo da média habitual para esta altura do ano.
Instabilidade vai prolongar-se
A instabilidade atmosférica não se ficará pelo fim de semana. O IPMA antecipa que, até meio da próxima semana, continuem a ocorrer ondulações frontais sobretudo nas regiões do Norte e Centro, trazendo mais episódios de precipitação.
Recomendações e avisos
As autoridades meteorológicas alertam para a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fortes e de curta duração, aconselhando a população a adotar medidas de precaução, em especial quem vive em zonas historicamente mais vulneráveis a cheias rápidas ou deslizamentos de terras.
Os avisos meteorológicos em vigor, bem como as atualizações das previsões, podem ser consultados em www.ipma.pt.



