A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, deteve em Viseu um homem de 46 anos, suspeito de ter provocado seis incêndios florestais nos meses de julho e agosto deste ano.
A investigação contou com a colaboração do Grupo de Trabalho para a Redução das Ignições em Espaço Rural do Centro Litoral — que integra o ICNF, a GNR e a PJ — bem como do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Viseu.
Segundo a PJ, o suspeito utilizava chama direta para atear os fogos, junto a caminhos florestais e em zonas com grande mancha de vegetação, próximas de áreas urbanas. As autoridades sublinham que os incêndios apenas não assumiram proporções mais graves devido à pronta intervenção dos Bombeiros Voluntários de Viseu.
Os factos ocorreram em dias de risco muito elevado e máximo de incêndio, potenciados pelas condições climatéricas registadas na região.
O detido será presente ao Tribunal Judicial de Viseu para primeiro interrogatório judicial, onde lhe serão aplicadas as medidas de coação consideradas adequadas.