O BIKiNNOV – Bike Value Innovation Center Association e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) assinaram no dia 30 de setembro, um protocolo que formaliza a adesão do BIKiNNOV à Rede GAPI – Gabinetes de Apoio à Promoção da Propriedade Industrial, um passo decisivo para apoiar empresas, investigadores e instituições na valorização e proteção da inovação no setor das duas rodas.
A assinatura deste protocolo formaliza a criação de um gabinete dentro do CTI, que terá como missão promover e divulgar o sistema de propriedade industrial junto de empresas, empreendedores, investigadores e instituições de ensino, bem como apoiar em processos de registo de patentes, marcas e design, realizar pesquisas ao estado da técnica e facilitar a ligação com o INPI.
Com a adesão do BIKiNNOV, o setor das duas rodas passa a contar com um GAPI dedicado, reforçando a capacidade nacional de promover a inovação protegida, competitiva e sustentável.
Esta iniciativa realizou-se no âmbito do INOVC+. O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca de 4,1 milhões, cofinanciado a 85% pelo CENTRO2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.