Um cenário insólito foi descoberto na tarde de ontem, segunda-feira, em Bustelo, freguesia de Aguada de Cima, concelho de Águeda. Preparados enigmáticos, que muitos associam a rituais de bruxaria, apareceram junto à Associação local, deixando a comunidade entre a surpresa e o receio.
As imagens captadas mostram composições elaboradas com folhas verdes, pó amarelo, malaguetas vermelhas, pedaços de carne fumada, charutos e até moedas, num arranjo cuidadosamente colocado no chão. Noutro ponto, flores cor-de-rosa, frutas cortadas e sementes completavam o quadro de um ritual que, para os mais crentes, não deixa dúvidas quanto à sua carga mística.


A descoberta rapidamente se espalhou pela freguesia, alimentando comentários e especulações: estaria a comunidade perante um ritual de feitiçaria? Teria sido uma invocação ou uma oferenda?
Apesar do impacto e da estranheza do achado, não há, até ao momento, qualquer explicação oficial sobre a origem destes preparados, nem foi registada ocorrência junto das autoridades.
Enquanto uns desvalorizam o episódio como “meras superstições”, outros olham para o chão de Bustelo e garantem: “Isto não aparece aqui por acaso.”