A viatura que desobedeceu a uma ordem de paragem da GNR e acabou por embater num veículo da autoridade foi apreendida na sequência de uma operação que culminou na detenção de um homem de 24 anos, acusado dos crimes de desobediência, ofensa à integridade física qualificada na forma tentada e dano qualificado.
A ocorrência remonta a 11 de novembro, durante uma ação de fiscalização rodoviária conduzida pelo Posto Territorial de Águeda, do Comando Territorial de Aveiro. No decorrer da operação, os militares deram ordem de paragem a um veículo cujo condutor não acatou a indicação, prosseguindo a marcha, cometendo várias infrações rodoviárias e colocando em risco a integridade física dos militares no local.
A fuga viria a terminar com um embate na viatura da GNR, provocando danos significativos no automóvel da força de segurança. Apesar do choque, o condutor prosseguiu a marcha, vindo a ser intercetado posteriormente no concelho de Albergaria-a-Velha, ainda ao volante e já com a viatura danificada.
A detenção foi efetuada em flagrante delito, tendo o suspeito sido de imediato conduzido para as instalações da Guarda, onde permaneceu até ser presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Águeda, para aplicação das respetivas medidas de coação.
A viatura utilizada na prática dos crimes foi apreendida pelas autoridades e recolhida para efeitos de perícia e tramitação processual.
A operação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Águeda, do Posto Territorial de Águeda e do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação, numa resposta concertada que permitiu intercetar o suspeito pouco tempo após a fuga inicial.

