O estado do tempo em Portugal continental vai voltar a ser marcado por precipitação forte e persistente na terça-feira e na quarta-feira, devido à influência de uma massa de ar com características tropicais, segundo a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com a especialista, Portugal continental encontra-se sob a influência de uma corrente perturbada de oeste, associada a uma massa de ar muito húmida e com elevado conteúdo em água, que deverá provocar precipitação persistente ao longo da primeira metade da semana, pelo menos até quarta-feira, dia 11.
Para terça-feira, 10 de fevereiro, o IPMA já emitiu avisos de precipitação de nível laranja para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro e Viseu. Segundo Ângela Lourenço, espera-se que este seja um dos períodos mais críticos, com valores acumulados de precipitação significativos, justificando o grau de severidade do aviso.
A meteorologista adiantou ainda que, na terça e na quarta-feira, a chuva deverá ocorrer de forma mais contínua e, em alguns momentos, com intensidade elevada. No Baixo Alentejo e no Algarve, a precipitação deverá ser menos intensa durante a terça-feira.
Relativamente ao vento, não são esperados valores muito elevados na terça-feira, mas a responsável do IPMA alerta para a possibilidade de rajadas mais fortes, sobretudo nas terras altas, associadas aos episódios de precipitação mais intensa, em particular na quarta-feira.
A partir de quinta-feira, está previsto um ligeiro desagravamento das condições meteorológicas, embora a precipitação e o vento possam ainda ocorrer com alguma intensidade. Para o fim de semana, admite-se um possível abrandamento da chuva, associado ao deslocamento do anticiclone para norte, reduzindo a influência das ondulações frontais sobre o território continental. No entanto, Ângela Lourenço sublinha que este cenário ainda apresenta um grau de confiança baixo.
No que respeita às temperaturas, estas deverão manter-se acima dos valores normais para a época, durante os próximos dias, devido à predominância da massa de ar tropical. Em Lisboa, prevêem-se temperaturas mínimas entre os 14 e os 15 graus e máximas a rondar os 17 a 18 graus. No interior, em zonas mais frias, como a Serra da Estrela, são esperadas mínimas entre os 4 e os 6 graus e máximas entre os 9 e os 12 graus. A partir de quinta-feira, está prevista uma descida mais acentuada das temperaturas.
