Sábado, Dezembro 21, 2024

Eixo Rodoviário Aveiro–Águeda avança com parecer “favorável condicionado” da APA

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu, no passado dia 11 de dezembro, um parecer “favorável condicionado” ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto do Eixo Rodoviário Aveiro–Águeda, que se encontra ainda em fase de elaboração. A decisão surge após a fase de consulta pública e inclui a imposição de 150 medidas minimizadoras e de compensação para mitigar os impactos ambientais negativos identificados.

Segundo a Declaração de Impacte Ambiental (DIA), a maior parte dos impactos positivos será sentida na fase de exploração da rodovia, com benefícios previstos na socioeconomia local e na prevenção de alterações climáticas. A redução da distância percorrida entre Aveiro e Águeda, que diminuirá o tempo de viagem em 65% ao longo de um traçado de aproximadamente 15 quilómetros, permitirá economias significativas no consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Por outro lado, os impactos negativos estão associados principalmente à fase de construção e, em grande parte, são considerados temporários e pouco significativos. Contudo, foram identificados impactos significativos e muito significativos em áreas como os sistemas ecológicos, o ordenamento do território e a paisagem.

Para responder a estas preocupações, foram estabelecidas medidas rigorosas de minimização e compensação, incluindo:

  • Planos de monitorização ambiental;
  • Medidas de proteção dos sistemas ecológicos afetados;
  • Planos de ordenamento do território para minimizar a disrupção da paisagem local.

O Eixo Rodoviário Aveiro–Águeda remonta a 2008, quando foi apresentado o primeiro estudo prévio. Em 2009, chegou a receber uma DIA favorável condicionada, mas a validade desta caducou devido a alterações no projeto e ao tempo decorrido. O novo projeto incorpora correções solicitadas anteriormente, nomeadamente no que diz respeito aos impactos florestais.

O financiamento do projeto está assegurado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo esta rodovia vista como estratégica para melhorar a ligação entre Aveiro e Águeda, dois polos económicos e sociais relevantes da região.

Apesar dos desafios associados à construção, o projeto é considerado essencial para impulsionar a mobilidade, a economia e a sustentabilidade na região. As medidas impostas pela APA garantem uma abordagem mais sustentável, mas a execução do projeto exigirá fiscalização rigorosa para assegurar o cumprimento das normas ambientais.

O Eixo Rodoviário Aveiro–Águeda representa uma oportunidade para reforçar a infraestrutura regional, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e potenciar o desenvolvimento económico local, ao mesmo tempo que enfrenta o desafio de equilibrar progresso e preservação ambiental.

Eixo Rodoviário Aveiro–Águeda avança com parecer “favorável condicionado” da APA

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu, no passado dia 11 de dezembro, um parecer “favorável condicionado” ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do projeto do Eixo Rodoviário Aveiro–Águeda, que se encontra ainda em fase de elaboração. A decisão surge após a fase de consulta pública e inclui a imposição de 150 medidas minimizadoras e de compensação para mitigar os impactos ambientais negativos identificados.

Segundo a Declaração de Impacte Ambiental (DIA), a maior parte dos impactos positivos será sentida na fase de exploração da rodovia, com benefícios previstos na socioeconomia local e na prevenção de alterações climáticas. A redução da distância percorrida entre Aveiro e Águeda, que diminuirá o tempo de viagem em 65% ao longo de um traçado de aproximadamente 15 quilómetros, permitirá economias significativas no consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Por outro lado, os impactos negativos estão associados principalmente à fase de construção e, em grande parte, são considerados temporários e pouco significativos. Contudo, foram identificados impactos significativos e muito significativos em áreas como os sistemas ecológicos, o ordenamento do território e a paisagem.

Para responder a estas preocupações, foram estabelecidas medidas rigorosas de minimização e compensação, incluindo:

  • Planos de monitorização ambiental;
  • Medidas de proteção dos sistemas ecológicos afetados;
  • Planos de ordenamento do território para minimizar a disrupção da paisagem local.

O Eixo Rodoviário Aveiro–Águeda remonta a 2008, quando foi apresentado o primeiro estudo prévio. Em 2009, chegou a receber uma DIA favorável condicionada, mas a validade desta caducou devido a alterações no projeto e ao tempo decorrido. O novo projeto incorpora correções solicitadas anteriormente, nomeadamente no que diz respeito aos impactos florestais.

O financiamento do projeto está assegurado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo esta rodovia vista como estratégica para melhorar a ligação entre Aveiro e Águeda, dois polos económicos e sociais relevantes da região.

Apesar dos desafios associados à construção, o projeto é considerado essencial para impulsionar a mobilidade, a economia e a sustentabilidade na região. As medidas impostas pela APA garantem uma abordagem mais sustentável, mas a execução do projeto exigirá fiscalização rigorosa para assegurar o cumprimento das normas ambientais.

O Eixo Rodoviário Aveiro–Águeda representa uma oportunidade para reforçar a infraestrutura regional, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e potenciar o desenvolvimento económico local, ao mesmo tempo que enfrenta o desafio de equilibrar progresso e preservação ambiental.

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