A depressão Garoe, que já impacta os arquipélagos dos Açores e Madeira, estenderá os seus efeitos ao continente português até quarta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Estão previstos períodos de chuva intensa, trovoadas, granizo e agitação marítima significativa, com avisos laranja e amarelo emitidos para 16 distritos do continente, bem como para os arquipélagos.
Avisos no continente
No sul, os distritos de Faro e Beja encontram-se sob aviso laranja esta segunda-feira, devido à previsão de chuva forte, acompanhada por trovoadas e possibilidade de granizo, entre as 09h00 e 15h00. A partir desse horário, o alerta reduz para amarelo, permanecendo até às 06h00 de quarta-feira.
A agitação marítima intensa também coloca Faro e Beja sob aviso laranja entre as 00h00 e as 09h00 de quarta-feira. Antes e depois desse período, vigora o aviso amarelo, destacando o risco de ondas de grande altura.
Os distritos de Setúbal, Lisboa e Leiria estarão sob aviso laranja entre as 00h00 e as 09h00 de quarta-feira, devido à previsão de forte agitação marítima. Nos períodos adjacentes, entre terça-feira à tarde e quarta-feira ao início da tarde, vigorará o aviso amarelo.
No norte, os distritos de Porto, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga enfrentam avisos amarelos por chuva intensa e trovoadas até quarta-feira de manhã. Estes distritos também estão em alerta amarelo para a agitação marítima no início da quarta-feira.
Madeira e Porto Santo
Na Madeira, a costa sul e regiões montanhosas encontram-se sob aviso laranja até às 18h00 desta segunda-feira, com previsão de chuva forte. O alerta reduz para amarelo entre as 00h00 e as 21h00 de terça-feira. Agitação marítima forte coloca as costas norte e sul da ilha da Madeira e o Porto Santo sob aviso laranja até às 18h00 de terça-feira, passando a amarelo até quarta-feira.
O vento forte, com rajadas que podem atingir 110 km/h, mantém as áreas montanhosas da Madeira e Porto Santo em aviso amarelo até às 15h00 de terça-feira.
Açores em alerta
Nos Açores, todas as ilhas estão sob avisos devido à depressão Garoe. Flores e Corvo, no grupo Ocidental, enfrentam avisos laranja por vento e agitação marítima até ao final do dia de hoje, seguindo-se avisos amarelos para condições menos severas.
No grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial), o aviso laranja para agitação marítima vigora até às 17h00 de hoje, seguido de amarelo para precipitação, vento e mar revolto até terça-feira.
As ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) estão em aviso laranja até esta manhã por vento e agitação marítima, com alerta amarelo para chuva forte e ventos até ao final do dia.
O IPMA alerta para a necessidade de precauções adicionais em todas as regiões afetadas, face à intensidade das condições meteorológicas previstas.