A partida que colocou frente a frente o GICA e o ACD Monte, no passado dia 27 de janeiro, no Pavilhão Multiusos do GICA foi interrompido à passagem do minuto 28. Na origem da interrupção do encontro esteve a agressão de um atleta do GICA a um adversário depois das sucessivas provocações que o mesmo recebeu, como prontamente noticiado. Entretanto os envolvidos já conhecem os respetivos castigos, comunicados pela Federação Portuguesa de Andebol no Registo Disciplinar 07 (época 2023/24).
Bruno Silva, atleta do GICA, foi sancionado com 10 jogos de suspensão. O atleta infringiu o artigo 25º que refere que ” o agente desportivo que ofender o corpo ou a saúde de qualquer dos sujeitos referidos no artigo 2º do presente regulamento, será punido com suspensão de 1 a 10 anos”. Porém o 37º artigo vem reduzir a suspensão, dado a conduta ter sido praticada em circunstâncias que “diminuem sensivelmente” a culpa do agente desportivo.
Ao clube aguedense nada foi imputado e bem no nosso entender, pois foi o GICA quem chamou as autoridades e sanou os ânimos como também referido por nós.
“… O encontro foi interrompido e a GNR chamada ao local pelos responsáveis do GICA. Referir que a Guarda Nacional Republicana somente foi tomar conta da ocorrência, pois os ânimos já estavam sanados.”
Notícias de Águeda


Já o ACD Monte foi condenado a pagar uma multa de 375 euros ao abrigo do artigo 68º. João Barros, atleta do ACD Monte, foi também suspenso ao abrigo do artigo anteriormente referido. Referir ainda que o valor da multa poderá dar a entender que o clube já terá sido multado pela mesma conduta, tendo em conta que o valor já não é o “mínimo” previsto. No caso o atleta foi punido com 3 jogos de suspensão.
O artigo 68º é relativo a desobediência e desrespeito e diz que “o agente que desobedecer a ordens de autoridade desportiva ou manifestar desrespeito por qualquer dos sujeitos referidos no artigo 2º do presente regulamento ou pela ética desportiva, será punido com pena até 3 jogos ou até 45 dias de suspensão, e o respectivo clube com multa de € 150,00 a € 1.500,00”.
Ao que conseguimos apurar o jogo irá ser retomado na próxima quinta-feira com o resultado que se registava, porém jogar-se-á somente o segundo tempo. Recorde-se que o GICA vencia o encontro a quando da interrupção. O resultado estava em 13-11. Por saber fica somente a hora, já que até ao momento o clube ainda nada publicou.
Este foi certamente um jogo para recordar, pelos piores motivos, e nos lembrar que por vezes há que parar para refletir sobre o nosso comportamento ou modo de estar no desporto. Este foi um caso isolado e felizmente não é frequente no GICA ou em qualquer outro clube do concelho.