Época 2024/25. A presença de mais de cinco dezenas de jogadores brasileiros na principal competição do futebol aveirense, permite formar uma autêntica «Seleção do Brasil».
A presença de jogadores brasileiros no futebol português há muito que deixou de ser novidade. Desde os anos oitenta que Portugal passou a ser um destino natural para futebolistas vindos do outro lado do Atlântico, por isso não é de estranhar que, hoje, o Campeonato Sabseg seja abrilhantado com o talento, a técnica, a criatividade e a paixão de muitos atletas brasileiros. Com o passar dos anos, a influência brasileira no futebol português que começou por se fazer sentir na antiga primeira divisão nacional, foi-se estendendo às divisões inferiores e também ao futebol distrital. O número expressivo de jogadores brasileiros na competição, incluindo o Recreio de Águeda, permite até imaginar uma verdadeira «seleção» composta apenas por atletas que atuam neste campeonato. O Notícias de Águeda apresenta-lhe o «Escrete do Sabseg», uma equipa formada única e exclusivamente por jogadores brasileiros, que vieram contribuir para aumentar o nível e competitividade do campeonato.
1 – Guarda-redes: Dante Caffaro / 20 anos / Recreio de Águeda – Ainda jovem, o guardião formado no Cruzeiro, cumpre a segunda temporada em Portugal e no Recreio de Águeda, onde luta pela titularidade com João Veiga, contratado este ano ao Gafanha.
2 – Defesa esquerdo: Victor Ângelo / 20 anos / Sp. Espinho – Chegou a Portugal na época passada para se estrear como sénior no Oliveira do Bairro. Nos «tigres», tanto pode jogar a «central» como a defesa esquerdo da equipa treinada por Tiago Leite.
3 – Central: Diego Tavares / 34 anos / Ovarense – É, possivelmente, o jogador brasileiro mais categorizado do Sabseg. Jogou no Alvarenga, foi profissional no Oriental e cotou-se como um dos jogadores mais preponderantes do Beira-Mar nas últimas épocas. A sua grande capacidade física tornou-se decisiva nos títulos que o clube aveirense obteve recentemente nos campeonatos de Aveiro, bem como na subida ao Campeonato de Portugal.
4 – Defesa central: Leo Araújo / 32 anos / Sp. Espinho – Depois de chagar a Portugal em 2015 para representar o 1º de Dezembro, já passou por clubes como o Sintrense, Canelas 2010, Sanjoanense, Oliveira do Hospital, Benfica Castelo Branco e Coimbrões, este último onde jogou na época passada.
5 – Defesa direito: Yan Farias / 21 anos / Juve Force – Chegou este ano ao nosso país e já leva dois golos marcados nos cinco jogos realizados com a camisola da Juve Force.
6 – Médio defensivo: Maurício Júnior / 31 anos / Ovarense – Juntamente com Breda e Diego Tavares, deixou esta temporada o Beira-Mar para voltar a ser treinado por Ricardo Maia na Ovarense. A experiência, a garra e o tremendo espírito de luta que Maurício demonstra em todos os jogos, são «armas» com que o clube vareiro conta para lutar pelo regresso aos «nacionais».
7 – Médio esquerdo: Rodrigo Fazzio / 29 anos / Vista Alegre – Proveniente do Bragantino, em 2015, para o Oliveira do Bairro, cumpre, atualmente, a sétima temporada no clube ilhavense. Em Portugal, representou ainda o Famalicão (Anadia) e a Naval.
8 – Médio centro: Ataíde Júnior / 29 anos / Sp. Espinho – Está no nosso país desde 2017/18 e, até reforçar os «tigres» esta temporada, regista passagens pelo Cinfães, Águeda, Condeixa, União 1919 e Santa Marta.
9 – Extremo direito: Luís Felipe / 24 anos / Ovarense – Depois de ter representado o Beira-Mar em 2022/23, onde acabou por não terminar a época devido a uma lesão grave, regressou este ano ao futebol distrital de Aveiro para fazer parte do novo projeto desportivo da Ovarense. Nos últimos anos jogou na Madeira e nos Açores, respetivamente no Rabo de Peixe e no Lusitânia dos Açores.
10 – Ponta de lança: Douglas / 31 anos / Paços de Brandão – Oriental, Ideal e Cinfães são clubes que já representou em Portugal, mas o Campeonato Sabseg, e o futebol aveirense, não são, propriamente estranhos ao experiente avançado brasileiro, na medida em que também já alinhou pelo Beira-Mar e pelo Lobão.
11 – Extremo esquerdo: Milton Alef / 30 anos / Alba – Não foi muito feliz enquanto jogador do Recreio de Águeda, mas fez excelentes temporadas ao serviço do Alvarenga, onde jogou cinco anos, e no Fermentelos. Cumpre a sua segunda época no emblema de Albergaria-a-Velha e regista ainda passagens pelo Nogueirense e Ginásio Figueirense.
Canedo é onde jogam mais brasileiros
Dos 18 clubes que participam no Campeonato Sabseg, apenas três – Lobão, Relâmpago Nogueirense e Cucujães – não têm nenhum jogador brasileiro nos seus planteis. Ao todo, são 52 os atletas nascidos no Brasil que jogam atualmente no principal campeonato do futebol distrital de Aveiro, distribuídos da seguinte forma: Canedo: 7; Juve Force: 6; Espinho, Esmoriz e Avanca: 5; Ovarense: 4; Vista Alegre, Bustelo, Oliveira do Bairro, Pampilhosa e Fiães: 3; Águeda: 2; Florgrade e Alba: 1.