O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou para 10 os distritos sob aviso vermelho, o mais grave na escala de alertas meteorológicos, devido à previsão de agitação marítima severa entre esta quarta e quinta-feira. O alerta abrange os distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga, e estará em vigor entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de quinta-feira.
De acordo com o IPMA, as ondas poderão atingir os 15 metros de altura máxima, com ondulação predominante de noroeste entre 7 e 8 metros. Após as 06h00 de quinta-feira, o aviso será reduzido para laranja até às 15h00, altura em que se espera uma ligeira diminuição da intensidade do fenómeno.
Barras marítimas encerradas e restrições na navegação
Face às condições meteorológicas adversas, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou para um agravamento do estado do mar até às 00h00 de sexta-feira. Como consequência, várias barras marítimas estão fechadas à navegação, incluindo as de Aveiro, Caminha, Douro, Esposende, Figueira da Foz, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Ericeira, São Martinho do Porto e Alvor.
As barras de Viana do Castelo e Leixões encontram-se condicionadas, estando interditas a embarcações com comprimento inferior a 30 e 24 metros, respetivamente.
Avisos de vento, chuva e neve também em vigor
Além da forte agitação marítima, o IPMA emitiu avisos laranja e amarelo para outros fenómenos meteorológicos:
- Vento forte com rajadas que podem atingir 100 km/h nos distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Coimbra e Braga (aviso laranja até às 09h00 de hoje, passando depois a amarelo). Outros distritos sob aviso amarelo devido ao vento incluem Bragança, Viseu, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Aveiro.
- Chuva intensa prevista para Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Castelo Branco, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga (aviso amarelo).
- Queda de neve acima dos 1.000/1.200 metros, entre as 18h00 de hoje e as 00h00 de quinta-feira, nos distritos da Guarda, Bragança, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco.
Recomendações das autoridades
Perante o cenário de mau tempo, as autoridades recomendam que a população:
- Evite deslocações desnecessárias junto à orla costeira e em zonas de montanha.
- Não pratique atividades marítimas, como a pesca desportiva e caminhadas nas falésias.
- Adote uma condução prudente, devido à possibilidade de estradas cortadas pela neve e pelo risco de queda de árvores.
- Mantenha-se informado através dos canais oficiais do IPMA e da Proteção Civil.
O aviso vermelho do IPMA representa um risco extremo para a população, recomendando-se máxima precaução. A evolução das condições meteorológicas será acompanhada em permanência pelas autoridades.