- publicidade -
- publicidade -

Escândalo na ANATA! Associação mergulha no caos após suspeitas de desvio de fundos

A ANATA – Associação dos Naturais e Amigos de Águeda está no epicentro de uma crise sem precedentes! O vice-presidente, a secretária, a tesoureira e cinco vogais da direção apresentaram a sua demissão em bloco, levantando graves suspeitas de um escândalo financeiro que envolve diretamente o presidente da instituição.

As alegações de desvio de fundos estão a abalar a reputação da associação, que, em comunicado oficial, tentou acalmar os ânimos, garantindo que não está a realizar qualquer campanha de angariação de fundos, donativos ou recolha de bens. A direção alerta ainda para eventuais tentativas de fraude utilizando o nome da ANATA, aconselhando a população a ter extrema cautela.

A saída massiva dos membros da direção deixou a associação sem quórum para a sua gestão funcional, criando um vazio de poder e uma onda de incerteza sobre o futuro da instituição. Para tentar conter a crise, foi marcada uma Assembleia Geral para o dia 17 de fevereiro de 2025, com primeira convocatória às 18h45 e segunda às 19h15, caso não se verifique quórum na primeira chamada. Entre os pontos da ordem de trabalhos, destaca-se a votação do relatório de contas de 2024 e a marcação de eleições para eleger uma nova direção.

O presidente da Assembleia Geral, Gonçalo Davim, veio a público tentar tranquilizar os associados, assegurando que qualquer ação em nome da ANATA só será válida se anunciada pelos canais oficiais da associação. No entanto, o silêncio em torno dos detalhes das suspeitas tem gerado cada vez mais especulação e apreensão entre comunidade em geral.

A ANATA encontra-se agora numa fase crítica, com a sua credibilidade em risco e o futuro incerto. A reunião de fevereiro será crucial para determinar os próximos passos e esclarecer de uma vez por todas o que realmente se passou nos bastidores da associação. Até lá, o clima de desconfiança continua a crescer, e os associados exigem respostas claras e medidas concretas para recuperar a estabilidade e transparência da instituição.

Ao longo do dia, o Notícias de Águeda tentou, por diversas vezes, contactar o presidente da direção da ANATA, Eduardo Girão, sem sucesso. Todas as tentativas de chamada resultaram em telefones desligados ou sem resposta. No entanto, continuaremos a envidar esforços para obter esclarecimentos, dando-lhe a oportunidade de explicar o que se está a passar e esclarecer a situação.

Foto: Redes Sociais (Eduardo Girão – Presidente da Direção da ANATA)

Partilhar

Radio
Play
ON AIR
100.5 FM
Clique para ouvir
Agueda Municipality
nuvens quebradas
11.2 ° C
11.2 °
11.2 °
75 %
1.7kmh
63 %
Qua
10 °
Qui
15 °
Sex
13 °
Sáb
15 °
Dom
17 °
- publicidade -