A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) vai estabelecer dois novos Santuários para Aves no concelho de Águeda, numa iniciativa conjunta com a Associação Cabeço Santo (ACS) e a Quinta das Tílias (QT). Os santuários irão localizar-se na Estação da Biodiversidade do Cabeço Santo, na zona da Ribeira do Tojo, e nas áreas agrícolas da Quinta das Tílias, próximas de Belazaima do Chão.
A criação destes espaços surge no âmbito de um programa nacional da SPEA que visa reverter o declínio das populações de aves selvagens, problema causado sobretudo pela perda de habitat e pelas mudanças nas práticas agrícolas. No distrito de Aveiro, já foram aprovados três santuários ao abrigo desta iniciativa.

O projeto será desenvolvido em três fases distintas. A primeira, já em curso nesta primavera, contempla o levantamento das espécies de avifauna presentes nas zonas designadas. Seguir-se-á a formulação e implementação de medidas específicas para favorecer a nidificação e fixação das aves, a cargo da SPEA, ACS e QT. Por fim, será feita uma avaliação do impacto e sucesso das ações implementadas.
A Estação da Biodiversidade do Cabeço Santo integra-se no Projeto Cabeço Santo, dedicado à conservação da natureza, enquanto a Quinta das Tílias alia a produção agrícola à sustentabilidade ambiental.