Está marcada para o próximo dia 27 de maio de 2025, pelas 21h00, uma sessão extraordinária da Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Barrô e Aguada de Baixo, que decorrerá nas instalações da Junta de Freguesia situadas na Avenida José Augusto Rodrigues Seabra, em Aguada de Baixo.
De acordo com o edital assinado por Marcos Filipe Martinho dos Santos, presidente da Assembleia de Freguesia, esta sessão extraordinária terá como principais pontos da ordem de trabalhos a apresentação e votação das comissões de instalação para as freguesias de Barrô e Aguada de Baixo, sinalizando uma clara preparação para o processo de desagregação da atual união de freguesias.
A ordem de trabalhos será a seguinte:
- Apresentação e votação da comissão de instalação para Barrô;
- Apresentação e votação da comissão de instalação para Aguada de Baixo;
- Apreciação e votação da 1.ª revisão orçamental;
- Apreciação e votação das atas da Assembleia de Freguesia.
A criação das comissões de instalação é um passo fundamental e previsto na legislação em vigor (Lei n.º 75/2013), antecedendo o processo formal de separação das freguesias. Esta sessão surge na sequência de um movimento crescente em vários pontos do país, onde se procuram reverter agregações feitas no âmbito da reorganização administrativa de 2013.
