O francês Alexis Guérin, da equipa Anicolor/Tien21, foi o grande vencedor do 9.º Grande Prémio Anicolor, impondo-se este domingo na 3.ª e última etapa e conquistando também a classificação geral individual da prova que terminou em Águeda.
A derradeira tirada, com partida em Oliveira do Bairro e chegada a Águeda, percorreu 161,1 quilómetros de grande exigência, com quatro prémios de montanha, incluindo uma subida de 1.ª categoria. A corrida ficou decidida a cerca de 80 quilómetros da meta, quando Guérin lançou um ataque audaz. Apesar de ser acompanhado mais tarde por Jesús del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé), o ciclista francês manteve-se firme e cortou a meta em primeiro lugar na Avenida 25 de Abril, perante uma multidão que celebrou a consagração do corredor da equipa da casa.
Na etapa, Del Pino terminou em segundo, com o mesmo tempo do vencedor, enquanto Harrison Wood (Anicolor/Tien21) fechou o pódio, a dois minutos. O espanhol Raúl Rota (Rádio Popular-Boavista) e o português Diogo Gonçalves (Feirense-Beeceleer) completaram o top-5.
Com este triunfo, Alexis Guérin consolidou a liderança da geral, terminando com 12h24m20s acumulados. Del Pino foi segundo, a 37 segundos, e Rota ocupou o terceiro lugar, a dois minutos.




























































Vencedores das Classificações
- Camisola Amarela (Geral Individual): Alexis Guérin (Anicolor/Tien21)
- Camisola Verde (Pontos): Alexis Guérin (Anicolor/Tien21)
- Camisola Azul (Montanha): Alexis Guérin (Anicolor/Tien21)
- Camisola Branca (Juventude): Duarte Domingues (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car)
- Camisola Vermelha (Metas Volantes): Bruno Silva (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua)
- Camisola Bolinha (Pontos Quentes): Daniel Dias (Rádio Popular-Boavista)
- Camisola Rosa (Metas Autarquias): Pedro Silva (Anicolor/Tien21)
- Camisola Laranja (Equipas de Clube): José Neves (Soma Group)
Classificação por Equipas
1.º Anicolor/Tien21 – 37h18m17s
2.º Aviludo-Louletano-Loulé – a 7m30s
3.º Gi Group-Simoldes-UDO – a 41m03s
4.º Credibom-LA Alumínios-Marcos Car – a 49m00s
5.º Rádio Popular-Boavista – a 54m22s
No final, Alexis Guérin destacou a importância do coletivo:
“Ganhar a última etapa e a geral do Grande Prémio Anicolor é uma imensa alegria. Este sucesso é, acima de tudo, da equipa. Não poderia haver melhor forma de terminar o ano do que com um ataque a 80 km da meta e a vitória no final para recompensar o coletivo.”
A Anicolor/Tien21, com sede em Águeda, confirmou assim o domínio absoluto, conquistando vitórias de etapa, a geral individual e a geral coletiva. A organização já anunciou que em 2026 regressará com a 10.ª edição do Grande Prémio Anicolor.

