A Linha do Vouga vai ser reforçada com a criação de três novos apeadeiros — dois no concelho de Aveiro e um em Águeda — num investimento que pretende aproximar a ferrovia de zonas de elevada procura.
As novas paragens vão servir diretamente a Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima (Aveiro), o Retail Park de Aveiro e a Escola Secundária Adolfo Portela, em Águeda. Paralelamente, três apeadeiros atualmente existentes — um no município aveirense e dois no aguedense — serão relocalizados, garantindo maior eficiência e acessibilidade no transporte ferroviário.
Depois de aprovadas pelas câmaras municipais de Aveiro e de Águeda, as alterações aguardam agora a assinatura de um acordo de cooperação entre as duas autarquias, a Infraestruturas de Portugal (IP), responsável pela execução das obras de requalificação, e a CP – Comboios de Portugal, que assegura a operação da linha.
A medida insere-se no plano de modernização da Linha do Vouga, considerada estratégica para a mobilidade regional, ligando várias freguesias e cidades do distrito de Aveiro e respondendo a necessidades de estudantes, trabalhadores e consumidores.