O Centro de Artes de Águeda (CAA) acolhe uma nova sessão do Ciclo de Cinema Português com a exibição de Aniki Bóbó, obra marcante do cinema nacional realizada por Manoel de Oliveira. Os bilhetes encontram-se disponíveis na bilheteira do CAA e online, através da plataforma centroartesagueda.bol.pt.
Estreado originalmente em 1942, Aniki Bóbó marcou a primeira longa-metragem de Manoel de Oliveira, assumindo-se como uma obra pioneira e singular no panorama cinematográfico português. O filme foi recentemente alvo de um processo de restauro, passando a dispor de uma cópia digital em 4K, o que permite assinalar, com renovada qualidade técnica, os 83 anos sobre a sua primeira exibição pública.
Rodado na cidade do Porto da década de 1940, o filme acompanha a história de um jovem rapaz que se integra num grupo de crianças de rua depois de provar o seu valor. O enredo desenvolve-se em torno das dinâmicas de amizade, rivalidade e descoberta emocional, quando o afeto do protagonista pela única rapariga do grupo o coloca em confronto com o líder, movido pelo ciúme.
Considerado hoje um clássico incontornável do cinema português, Aniki Bóbó continua a ser reconhecido pela sua abordagem realista, pela sensibilidade com que retrata a infância e pela importância histórica que assume na obra de Manoel de Oliveira e na cinematografia nacional.
