Uma árvore de grande porte caiu, ao início da manhã desta sexta-feira, sobre os anexos de uma habitação em Serém de Cima (concelho de Águeda), causando danos materiais significativos, mas sem provocar feridos.
O incidente ocorreu cerca das 7h30, quando uma moradora da zona, que se encontrava a tomar o pequeno-almoço, ouviu um forte estrondo. “Primeiro, pensei que fosse um acidente na estrada, porque passou um carro. Só depois é que o meu marido foi ver e percebeu que a árvore tinha caído sobre a casa da vizinha”, contou, em declarações à TVC/Notícias de Águeda.
A árvore atingiu uma zona utilizada como anexos, onde funcionam currais e espaços de apoio a animais, destruindo parte da cobertura e danificando infraestruturas no local. “Caiu em cima dos terrais, partiu tudo. O portão ficou danificado, o motor estalou e fez bastantes estragos”, relatou a mesma fonte.
Apesar do impacto violento, a moradora afetada encontrava-se dentro da habitação e não sofreu ferimentos. “Ela ouviu o estrondo, mas não percebeu logo o que era. Fui eu que fui avisá-la”, acrescentou.
Árvore já representava risco
De acordo com o testemunho recolhido, a árvore que caiu já era motivo de preocupação na comunidade. “Esta aqui já. O meu vizinho até já tinha alertado para o perigo. Ali ao lado já tinha caído outra, há algum tempo, também em cima da casa”, referiu.
A queda provocou ainda falhas no fornecimento elétrico numa das habitações, devido ao corte do cabo que liga à casa afetada.









Operações de remoção em curso
No local estiveram equipas a proceder aos trabalhos de limpeza e remoção da árvore, num cenário que espelha os impactos do agravamento das condições meteorológicas registadas ao longo do dia no concelho de Águeda.
Apesar dos danos avultados nos anexos e equipamentos, não há registo de feridos.
O mau tempo continua a provocar ocorrências um pouco por toda a região, com equipas de proteção civil e meios locais no terreno.
Acompanhe todos os desenvolvimentos em tvc.sapo.pt e noticiasdeagueda.sapo.pt.
