Continuidade do apoio municipal à realização da prova portuguesa do campeonato mundial de motocross consolida estratégia desportiva e de promoção do território
“O Município de Águeda tem mantido uma aposta continuada no MXGP porque acreditamos no impacto estruturante deste evento para Águeda”, declarou Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, a propósito da realização da etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Motocross – MXGP – Grande Prémio de Portugal que irá decorrer nos dias 27 e 28 de junho, no Crossódromo Internacional do Casarão e que vai contar com um apoio financeiro do Município de 95 mil euros. A atribuição desta verba à ACTIB foi aprovada, por unanimidade, quinta-feira, em reunião do Executivo.
Esta é uma decisão que dá continuidade ao investimento que o Município tem vindo a realizar neste projeto desportivo de dimensão internacional, integrado numa estratégia sustentada que posiciona Águeda como território de referência na área do desporto e da promoção do bem-estar, aliando a prática desportiva à valorização económica e turística do concelho.
“Para além da vertente desportiva e ter um forte contributo económico, trata-se de um projeto que projeta o nosso concelho nacional e internacionalmente”, afirmou Jorge Almeida, salientando que este investimento “traduz uma aposta clara e consistente no desporto enquanto motor de desenvolvimento social, económico e territorial”.
Também o Vice-Presidente da Câmara, responsável pelos pelouros do Desporto e da Promoção do Território, destaca a relevância da prova para a visibilidade do concelho.
“Estamos a falar de um evento com enorme exposição mediática internacional, que atrai milhares de visitantes e envolve mais de 160 pilotos do ranking mundial. Esta etapa do Campeonato do Mundo de Motocross contribui decisivamente para posicionar Águeda como destino desportivo e turístico, com reflexos evidentes na hotelaria, restauração e comércio local”, afirma.
Edson Santos aposta numa estratégia de divulgação e de promoção do campeonato na cidade, provocando um maior envolvimento da comunidade aguedense, considerando uma mais-valia o facto de, este ano, o evento realizar-se nos meses de verão, depois de dois anos consecutivos marcados por condições meteorológicas adversas.
“Queremos que esta edição tenha uma maior ligação ao centro urbano, envolvendo a comunidade. O MXGP é uma oportunidade para atrair visitantes e para mostrar o melhor do nosso território”, referiu, frisando que o apoio continuado e sustentado à organização deste evento reforça “a nossa estratégia desportiva” e reafirma “o nosso compromisso não só com o associativismo local, assim como com a captação de grandes eventos, consolidando Águeda como palco privilegiado de competições internacionais”.
Integrada no calendário oficial da Federação Internacional de Motociclismo, a prova deverá reunir mais de 15 mil espetadores ao longo dos dois dias, para além do alcance global assegurado através de transmissões televisivas e plataformas digitais internacionais.
