O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um conjunto de avisos amarelos devido à previsão de chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada em várias regiões do país. Esta segunda-feira, os distritos de Faro, Évora, Setúbal e Beja já se encontram sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00.
Para esta terça-feira, entre as 12h00 e as 21h00, o alerta estende-se a todos os 18 distritos de Portugal continental, mantendo-se a previsão de precipitação intensa e ocorrência de trovoadas.
Também o arquipélago da Madeira permanece sob aviso amarelo devido à chuva forte e persistente, com possibilidade de trovoada, até às 12h00 desta segunda-feira. O IPMA emitiu ainda aviso amarelo para vento forte na costa sul e nas regiões montanhosas da ilha, com rajadas que poderão atingir os 75 km/h na costa e até 100 km/h nas zonas montanhosas, entre as 09h00 e as 18h00 de terça-feira.
Nos Açores, o grupo central — S. Jorge, Faial, Pico, Terceira e Graciosa — esteve sob aviso amarelo até às 09h00 desta segunda-feira devido a períodos de chuva forte e trovoada. Já o grupo oriental, composto por São Miguel e Santa Maria, mantém o aviso amarelo até às 00h00 de terça-feira.
O aviso amarelo é o menos grave de uma escala de três e é acionado quando são previstas condições meteorológicas que podem representar risco para determinadas atividades.

