Realizou-se no sábado, pelas 16h00, o Concerto de Natal do Orfeão da Associação Cultural de Recardães, num espetáculo que decorreu perante casa cheia e um público entusiasta, num ambiente marcado pela expectativa e pela promessa de boas surpresas — expectativas que viriam a ser amplamente superadas.
Além do orfeão anfitrião, o concerto contou com a participação do Coro Infanto-Juvenil, do Grupo ORFF, da Orquestra de Cordas e da Sociedade Musical Santa Cecília, de São Bernardo. Os grupos convidados destacaram-se pela qualidade artística e pela entrega em palco, com especial destaque para as crianças que se apresentaram pela primeira vez, demonstrando à-vontade, polivalência vocal e instrumental.
A Orquestra da Sociedade Musical Santa Cecília é dirigida desde 1998 pelo Victor Saudade, cuja condução, descrita como leve e inspiradora, permite que crianças, adolescentes e jovens músicos deem o melhor de si em palco, elevando o nível artístico das atuações.
A abertura do concerto esteve a cargo do Orfeão da Associação Cultural de Recardães, sob a direção da Stanislava Pavlov. Seguiu-se a atuação do Coro Infanto-Juvenil e da Orquestra da Sociedade Musical Santa Cecília, cuja excelência musical mereceu rasgados elogios e deixou clara a sua qualidade para outros palcos de maior dimensão.
























O momento final reuniu em palco o Orfeão e a Orquestra, novamente sob a direção da maestrina Stanislava Pavlov, carinhosamente tratada por “Stacha”, culminando num encerramento particularmente emotivo. O público respondeu com uma prolongada ovação de pé, após a interpretação de obras como Ave Verum Corpus, Kyrie e Avé Maria, do compositor Giulio Caccini.
A magia de Natal fez-se sentir também nos gestos de reconhecimento: os maestros foram presenteados com flores e o dirigente da Sociedade Musical recebeu uma garrafa de vinho com motivos natalícios. Na parte final do evento, a direção da Associação Cultural de Recardães promoveu o sorteio de três pequenos cabazes de Natal.
Coube a Cátia Machado, presidente da direção, chamar ao palco os restantes membros, enaltecendo o trabalho desenvolvido e a coesão existente entre todos. Foi ainda entregue uma lembrança simbólica à maestrina, num gesto de humor e carinho dirigido aos coralistas.
O convívio prolongou-se num momento de confraternização entre dirigentes, coralistas e músicos, à volta de uma mesa partilhada, encerrando uma tarde onde a música, o espírito de Natal e a comunidade caminharam de mãos dadas.
A organização deixou votos de um Feliz Natal a todos e desejou que o novo ano seja profícuo, repleto de alegrias e oportunidades, para continuar a levar a música a mais pessoas e elevar, cada vez mais, a qualidade do Orfeão. Boas Festas a todos os participantes, familiares e à comunidade em geral.
Fotos: Reprodução Redes Sociais
