Fermentelos viveu, na noite de 8 de maio, uma das celebrações mais marcantes dos últimos anos, assinalando o 98.º aniversário da elevação da freguesia a vila com a inauguração oficial do renovado auditório de Fermentelos, uma obra profundamente requalificada e apontada como um novo símbolo da forte identidade cultural e musical da localidade.
A cerimónia reuniu dezenas de pessoas junto ao Largo de Nossa Senhora da Saúde, num ambiente de emoção, orgulho e celebração comunitária. A data escolhida para a inauguração conferiu um simbolismo especial ao momento, associando a história da vila à abertura de um equipamento pensado para servir as associações, os músicos, os artistas e toda a comunidade fermentelense.
O novo auditório apresenta-se agora como um espaço moderno e multifuncional, preparado para acolher espetáculos, ensaios, conferências, atividades culturais e eventos comunitários, reforçando a posição de Fermentelos enquanto “Vila da Música”, designação amplamente assumida pela freguesia ao longo das últimas décadas.
Durante a cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia de Fermentelos, Carlos Lemos, não escondeu a satisfação pela concretização da obra, descrevendo o momento como um motivo de enorme orgulho para a população.
“Este é um momento de extrema importância e de orgulho por esta obra que hoje inauguramos. Não é apenas o espaço exterior, é também todo o espaço interior que as pessoas estão agora a visitar. Toda esta requalificação é um motivo de orgulho para todos nós, fermentelenses”, afirmou.
O autarca recordou ainda as dificuldades enfrentadas durante a execução da empreitada, marcada por vários constrangimentos e momentos de maior complexidade, admitindo que o processo nem sempre foi fácil.
“É um respirar de alívio colocarmos finalmente este auditório ao dispor do povo, porque é para isso que ele existe. Houve vários momentos difíceis, alguns até desagradáveis, mas nunca virámos as costas ao trabalho. Em conjunto com a Câmara Municipal conseguimos ultrapassar os problemas e hoje o resultado está à vista de todos”, sublinhou.
A requalificação do auditório surge como uma das obras mais significativas realizadas recentemente na freguesia, não apenas pela dimensão física da intervenção, mas sobretudo pelo impacto cultural e associativo que poderá gerar nos próximos anos.
Também o presidente da CIRA e da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, destacou a importância estratégica do equipamento para a freguesia e para o concelho, admitindo que o processo decorreu de forma mais lenta do que inicialmente previsto devido à conjuntura atual da construção civil.
“Naturalmente queríamos ter terminado esta obra há mais tempo. Não por questões financeiras, mas porque os tempos que correm, a disponibilidade de materiais, equipamentos e mão-de-obra fizeram com que tudo avançasse mais lentamente do que desejávamos”, explicou.

Apesar disso, Jorge Almeida considera que o resultado final demonstra a qualidade e a ambição do projeto.
“Temos aqui uma obra muito bem conseguida, um projeto muito bonito, num local emblemático de Fermentelos. Esta é uma verdadeira sala de visitas da freguesia, ligada à cultura, à música e à dinâmica das duas filarmónicas de Fermentelos e de tantas iniciativas que aqui acontecem ao longo do ano”, afirmou.
O presidente da Câmara destacou ainda as novas valências do auditório, sublinhando que o espaço foi preparado para responder às necessidades técnicas e logísticas das associações e dos artistas.
“Este equipamento não é apenas um palco bem dimensionado e bonito. Tem salas de apoio, espaços para funcionamento das comissões de festas, camarins e condições que permitem acolher artistas e grupos de uma forma muito mais digna e funcional”, referiu.
Num dos momentos mais emocionais do seu discurso, Jorge Almeida associou a inauguração do auditório à identidade cultural profundamente enraizada em Fermentelos.
“Fermentelos é a Vila da Música e os fermentelenses têm muito orgulho nisso. E Águeda também tem orgulho nesta terra. Estarmos aqui, junto ao Monumento da Música, a inaugurar mais um espaço dedicado à cultura, à música e à alegria é, sem dúvida, um dia feliz para Fermentelos e para Águeda”, afirmou.
O autarca recordou ainda o compromisso assumido com a população e com a Junta de Freguesia, garantindo que sempre procurou avançar apenas com projetos cuja concretização fosse efetivamente possível.
“Eu não sou muito de promessas. Mas quando digo que sim, normalmente cumpro. Antes de assumir um compromisso preciso de ter a certeza de que temos condições para o concretizar. E foi isso que aconteceu aqui”, declarou.
Jorge Almeida confessou ainda sentir satisfação pessoal ao ver a reação da população perante o resultado final da obra.
“Ver a felicidade das pessoas ao verem o equipamento da sua terra valorizado, bonito e preparado para continuar a estimular a música, a cultura e a vivacidade de Fermentelos é também motivo de felicidade para mim”, acrescentou.
Já o presidente da Assembleia Municipal de Águeda, Filipe Almeida, destacou o impacto positivo que a renovação terá não apenas para os fermentelenses, mas também para todos os grupos e instituições que futuramente utilizarão o espaço.
“Esta obra está muito do meu agrado. Claro que houve algum atraso temporal e isso acabou por gerar impaciência nas pessoas, mas penso sinceramente que hoje, olhando para este auditório, todos percebem que muitas vezes a espera compensa”, afirmou.
Filipe Almeida sublinhou que o novo auditório permitirá oferecer melhores condições de acolhimento a músicos, artistas e visitantes, reforçando a capacidade de Fermentelos receber eventos culturais de maior dimensão.
“Convido todos a visitarem este auditório para perceberem aquilo que esta infraestrutura traz de positivo. Este é um espaço digno para receber quem aqui vem atuar e para mostrar aquilo que é o espírito acolhedor dos fermentelenses”, referiu.
O presidente da Assembleia Municipal salientou ainda o simbolismo de inaugurar o espaço precisamente no dia em que se comemoraram os 98 anos da elevação de Fermentelos a vila.
“Esta ligação entre as duas celebrações foi claramente propositada e acaba por dar ainda mais carga emocional a este momento. O importante é que as coisas aconteçam e que sejam concretizadas para bem de todos”, concluiu.
Após a cerimónia inaugural, as comemorações prosseguiram com um momento musical protagonizado pelos Golden Boys & Pacemakers Brass Band, numa noite onde a música voltou a assumir o papel central na identidade de Fermentelos.
Com a inauguração deste renovado auditório, Fermentelos reforça agora a sua aposta na cultura, no associativismo e na valorização das suas tradições, ganhando um novo espaço preparado para servir as próximas gerações e continuar a afirmar a freguesia como uma das maiores referências musicais do concelho de Águeda.
































