O vereador Francisco Manuel Guedes Vitorino apresentou a sua renúncia ao mandato na Câmara Municipal de Águeda, encerrando oficialmente a sua participação no executivo municipal eleito pelo Partido Socialista (PS).
A decisão foi formalizada através de uma carta datada de 17 de outubro de 2025, dirigida ao presidente cessante da Assembleia Municipal, Dr. Filipe Almeida, onde o autarca comunica a sua saída “nos termos e para os efeitos previstos nos nºs 1 e 2 do artigo 76.º da Lei nº 169/99, de 18 de setembro, com a redação da Lei nº 5-A/2002, de 11 de janeiro”. Esta norma garante a qualquer eleito local o direito de renunciar ao mandato mediante comunicação escrita, produzindo efeitos a partir do momento em que é registada pelo órgão competente.
As razões da renúncia não foram divulgadas publicamente, mas a decisão deverá ser comunicada oficialmente na próxima reunião do executivo municipal e, posteriormente, ratificada em Assembleia Municipal, conforme previsto na legislação autárquica.
Com a sua saída, a representação socialista no executivo sofre uma reorganização interna, sendo os lugares agora ocupados por Daniela Herculano e José Mota, que assumem funções de vereadores em nome do Partido Socialista.

