A Polícia Judiciária (PJ), através da sua Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T), deteve ontem um homem suspeito de envolvimento em crimes de pornografia infantil, numa operação realizada na região norte de Portugal.
Durante a investigação, foram realizadas buscas domiciliárias que resultaram na apreensão de mais de 200 ficheiros digitais que continham materiais relacionados com abuso e exploração sexual de menores. O material foi encontrado nos equipamentos informáticos do suspeito, que agora se encontra sob investigação.
A operação teve início após autoridades internacionais terem identificado o envio de ficheiros contendo este tipo de conteúdos ilícitos a partir de endereços em território nacional. Com a colaboração destas entidades, a PJ conseguiu localizar o responsável e avançar com a detenção.
Os equipamentos eletrónicos apreendidos serão alvo de perícias forenses detalhadas, com o objetivo de esclarecer todos os pormenores da atividade criminosa.
O detido será presente ao tribunal amanhã, dia 4 de setembro, para interrogatório e aplicação das medidas de coação necessárias.