O concurso de Carnaval 2025 na Mealhada não se irá realizar. A Associação Carnaval da Bairrada (ACB) comunicou a decisão na passada quinta-feira, após uma reunião conjunta com as cinco entidades que promovem o evento: ACB, Sócios da Mangueira, Batuque, Real Imperatriz e Amigos da Tijuca. Através de uma publicação nas redes sociais, a ACB explicou que a falta de tempo para preparar o evento foi determinante para o cancelamento.
De acordo com a associação, a direção em funções, que tomou posse a 26 de dezembro, avaliou que não era viável assegurar a organização de um concurso com a qualidade necessária. “A preparação de um concurso justo, com critérios atualizados, reuniões de comissão técnica, formação de jurados e entregas de cadernos abre-alas é uma tarefa morosa e detalhista”, justificaram.
A proposta de não realizar o concurso foi levada a votação pelas entidades organizadoras, tendo quatro delas votado a favor e apenas a Escola de Samba Sócios da Mangueira contra. “Face à clara maioria, e considerando os motivos apresentados, informamos que o concurso não terá lugar no Carnaval 2025”, anunciou a ACB, manifestando o seu pesar pela decisão.
Apesar de reconhecer a importância do evento para a comunidade, a associação reforçou que a decisão reflete o compromisso em manter a qualidade, a segurança e a viabilidade das tradições. A organização espera que o concurso possa ser retomado em 2026, garantindo melhores condições de planeamento.