O Ministério da Saúde lançou, esta terça-feira, um alerta urgente para a circulação de mensagens fraudulentas que utilizam indevidamente o nome do SNS 24, com o objetivo de enganar os cidadãos e obter dados pessoais e bancários.
Segundo o comunicado, estão a ser difundidos pelo menos dois tipos de mensagens falsas, ambas alegando pagamentos em atraso referentes a serviços de urgência. Num dos casos é apresentada uma referência bancária para pagamento e, no outro, são partilhados links que encaminham para páginas fraudulentas, numa tentativa de recolha de informações sensíveis.
O Ministério sublinha que se trata de um esquema fraudulento, que usa a credibilidade de entidades como o SNS, o SNS 24 e o Ministério da Saúde para induzir os destinatários a agir, com intuito de obter vantagens financeiras de forma ilícita.
O Governo reforça que:
- O SNS 24 é um serviço totalmente gratuito
- O site oficial é exclusivamente: https://sns24.gov.pt
- Não existem pagamentos associados ao uso da linha ou serviços digitais
- Nunca são enviados pedidos de pagamento por SMS
Numa nota enviada à comunicação social, o gabinete da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, apela à máxima atenção:
“Não faça qualquer pagamento e não introduza quaisquer dados pessoais ou bancários. Nunca clique em links suspeitos”, pode ler-se na mensagem oficial.
Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimento administrativo, os cidadãos devem contactar apenas o número oficial do serviço:
SNS 24 – 808 24 24 24
As autoridades reforçam a recomendação para que as mensagens falsas sejam ignoradas e apagadas, alertando que qualquer tentativa de validação junto dos contactos oficiais é sempre o caminho mais seguro.
Este tipo de burla tem vindo a crescer, aproveitando a confiança dos utentes nas instituições de saúde, tornando essencial a verificação rigorosa da origem de qualquer contacto digital que envolva pedidos de pagamento ou dados pessoais.

