Mensagens falsas em nome do SNS 24 tentam cobrar pagamentos indevidos

O Ministério da Saúde lançou, esta terça-feira, um alerta urgente para a circulação de mensagens fraudulentas que utilizam indevidamente o nome do SNS 24, com o objetivo de enganar os cidadãos e obter dados pessoais e bancários.

Segundo o comunicado, estão a ser difundidos pelo menos dois tipos de mensagens falsas, ambas alegando pagamentos em atraso referentes a serviços de urgência. Num dos casos é apresentada uma referência bancária para pagamento e, no outro, são partilhados links que encaminham para páginas fraudulentas, numa tentativa de recolha de informações sensíveis.

O Ministério sublinha que se trata de um esquema fraudulento, que usa a credibilidade de entidades como o SNS, o SNS 24 e o Ministério da Saúde para induzir os destinatários a agir, com intuito de obter vantagens financeiras de forma ilícita.

O Governo reforça que:

  • O SNS 24 é um serviço totalmente gratuito
  • O site oficial é exclusivamente: https://sns24.gov.pt
  • Não existem pagamentos associados ao uso da linha ou serviços digitais
  • Nunca são enviados pedidos de pagamento por SMS

Numa nota enviada à comunicação social, o gabinete da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, apela à máxima atenção:
Não faça qualquer pagamento e não introduza quaisquer dados pessoais ou bancários. Nunca clique em links suspeitos”, pode ler-se na mensagem oficial.

Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimento administrativo, os cidadãos devem contactar apenas o número oficial do serviço:

SNS 24 – 808 24 24 24

As autoridades reforçam a recomendação para que as mensagens falsas sejam ignoradas e apagadas, alertando que qualquer tentativa de validação junto dos contactos oficiais é sempre o caminho mais seguro.

Este tipo de burla tem vindo a crescer, aproveitando a confiança dos utentes nas instituições de saúde, tornando essencial a verificação rigorosa da origem de qualquer contacto digital que envolva pedidos de pagamento ou dados pessoais.

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