O 6º grupo de exposições individuais do programa “O Desenho como Pensamento”, abre a 2 de setembro de 2023, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA), às 17h00, e na Biblioteca Municipal Manuel Alegre, às 17h20. Nos dois locais inaugura-se a exposição “Esfera Celeste” de Pilar Mackenna, com curadoria de Alexandre Baptista. Este 6º grupo de eventos inclui ainda mostras de Cristina Massena e Jorge Queiroz e outras iniciativas que decorrem em Águeda.
Na ESTGA-UA, Pilar Mackenna apresenta a sua obra integrada no Little Museum, um módulo instalado no átrio da Escola Superior que, lembrando os antigos gabinetes de curiosidades, remete os visitantes para as exposições que vão sendo ciclicamente renovadas na Biblioteca Municipal Manuel Alegre durante o decorrer do programa “O Desenho como Pensamento”.
Pilar Mackenna nasceu em Santiago do Chile, em 1985, vive e trabalha no Porto.
É graduada em Artes Plásticas pela Universidad Finis Terrae (Santiago de Chile, 2009).
Fez ainda estudos de Ilustração, na Parsons The New School of Design, (NYC, 2008), Design – Fotografia, na School of Visual Arts, (NYC, 2008), Pós-Graduação em Ilustração, Universidade Finis Terrae (2013-2014), e Mestrado em Artes Plásticas com especialização em Escultura, na Universidade do Porto (2019-2022).
Expõe em mostras individuais e coletivas, destacando-se Loss of Aura, Galería Pedro Oliveira (Porto, 2022), Matter Affect, Galería NoNo (Lisboa, 2022), Museu FBAUP (Porto, 2020) Viento Norte, Galeria XS, (Stgo, 2018) Ecosistemas II, Gabinete FLORA Ars+Natura, (Bogotá, 2016) Un lugar imposible, Galeria XS, (Stgo, 2013) Libre de Ácido, Museu MAVI Museo de Artes Visuales, (Stgo, 2020), Feira ArteBa, (Buenos Aires), Feira MATERIAL, (Cidade do México), Habitantes: Urgencias y Emergencias, Centro Cultural Matta, (Buenos Aires, 2019) Medidas Variables, Museu MAC Museo de Arte Contemporáneo de Valdivia (Chile, 2012), The Olimpic Fine Arts Exhibition, The Barbican Center (Londres, 2012).
O seu trabalho encontra-se representado nas coleções públicas e privadas nos EUA, Argentina, Chile, Portugal, França e Austrália.
Obras de Cristina Massena e Jorge Queiroz
Outras exposições que integram o 6º grupo de exposições individuais do ciclo “O Desenho como Pensamento”, ambas também com curadoria de Alexandre Baptista, são:
- “A Compreensão do Limite” de Cristina Massena, com inauguração dia 2 de setembro, pelas 16h30, no Salão de Chá do Parque de Alta Vila;
- “Opiniões à Sombra” de Jorge Queiroz, com inauguração dia 2 de setembro, pelas 18h00, na Sala Estúdio do Centro de Artes de Águeda (CAA).
Este 6º grupo de exposições individuais – Pilar Mackenna, Cristina Massena e Jorge Queiroz – estará patente entre 2 de setembro e 30 de setembro de 2023.
“O Desenho como Pensamento” – ciclo de exposições e conversas
“As imagens desencadeiam processos no nosso cérebro que as palavras não reconhecem. Desenhar não é apenas um processo artístico, é também pensamento. Desenhar é apropriar-se da realidade, é dar-lhe forma. O desenho é uma das formas mais antigas e perfeitas de interpretação e criação do mundo.” – Alexandre Baptista, diretor artístico do ciclo “O Desenho como Pensamento”.
Este ciclo é uma iniciativa de Alexandre Baptista com a Câmara Municipal de Águeda, em parceria com a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e a Universidade de Aveiro.
O ciclo de exposições e conversas “O Desenho como Pensamento” estende-se até 30 de setembro com um programa que contempla obras de dezenas de artistas. Link para programa completo: https://uaonline.ua.pt/upload/med/jouam8651.pdf.