Quercus e ADPLP iniciam ações de restauro ecológico com mais de cinco mil árvores em Águeda

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza – Núcleo de Aveiro e a ADPLP – Associação de Desenvolvimento e Proteção Local das Póvoas vão dar início, a partir deste fim de semana, a um conjunto de ações de restauro ecológico na localidade de Moutedos, no concelho de Águeda, com a plantação de mais de 5.000 árvores autóctones.

A iniciativa insere-se no âmbito do projeto Floresta Comum e prevê a plantação sobretudo de carvalho-alvarinho, bem como de outras espécies nativas, com o objetivo de reforçar a biodiversidade, recuperar áreas florestais e contribuir para a resiliência dos ecossistemas locais.

Os trabalhos de preparação do terreno foram assegurados pela Câmara Municipal de Águeda, estando agora a fase de plantação dependente da participação da comunidade. As entidades promotoras apelam ao envolvimento de voluntários para “dar vida” às áreas já intervencionadas.

As ações decorrem aos fins de semana de 20 e 21 de dezembro, 27 e 28 de dezembro, bem como 3 e 4, 10 e 11 e 17 e 18 de janeiro, estando abertas a toda a população interessada em colaborar numa iniciativa de caráter ambiental e comunitário.

Os interessados podem obter mais informações através dos contactos telefónicos 928 062 769 e 967 936 540, ou pelo endereço de correio eletrónico aveiro@quercus.pt. As inscrições devem ser efetuadas através de formulário próprio disponibilizado pelas entidades organizadoras.

Este conjunto de ações de restauro ecológico reforça o compromisso local com a proteção da natureza, a valorização do território e a promoção de práticas sustentáveis, envolvendo associações, autarquia e cidadãos num esforço conjunto em prol do ambiente.

0