O Comando Territorial de Aveiro, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Santa Maria da Feira, ontem, dia 8 de julho, resgatou dois mochos-galegos juvenis, no concelho de Santa Maria da Feira.
Na sequência de um alerta a informar que as aves tinham sido encontradas no interior da Escola Básica de Espargo, os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local e encontraram os animais nuns bancos feitos de bobines em madeira de cabelagens. As referidas aves foram recolhidas e transportadas para o Parque Biológico de Gaia, onde foram entregues para monitorização do seu estado de saúde e recuperação.
O mocho-galego (Athene noctua) é uma espécie de ave estrigiforme pertencente à família Strigidae. É um animal de hábitos marcadamente noturnos, embora, quando as condições o permitam, seja comum observá-lo durante o dia ou crepúsculo, sendo uma das espécies de Strigiformes mais avistadas durante o dia. Encontra-se entre as espécies menores desta ordem de aves, atingindo em média 23 a 27,5 cm de comprimento, não havendo divergência entre sexos.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
![](http://agueda.noticias.tvc.pt/wp-content/uploads/sites/8/2025/01/GNR-Aveiro-Aves-1-1024x768-1.jpg)