A semana começa com uma diminuição do calor, mas as temperaturas deverão chegar aos 30ºC. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas máximas para os próximos dias variarão entre os 16 e os 30ºC, podendo atingir os 32ºC nas regiões Centro e Sul do país. Após um fim de semana em que o calor do verão se fez sentir, levando muitas pessoas às praias, as temperaturas irão baixar, especialmente as máximas, nesta segunda-feira.
O Algarve será a região mais quente, com os termómetros a atingirem os 30ºC, sendo a única zona a ultrapassar os 20ºC. No Alentejo, as temperaturas devem chegar aos 28ºC, nos distritos de Évora e Beja, o que também se verificará em áreas como Castelo Branco e Setúbal.
Em Santarém, espera-se uma máxima de 27ºC, enquanto apenas Portalegre, Viseu e Braga ficarão acima dos 25ºC, com os termómetros a alcançarem os 26ºC.
Prevê-se céu nublado em todo o território continental, enquanto nas ilhas as temperaturas permanecerão mais amenas. Na Madeira, espera-se céu nublado com nuvens altas e máximas de 27ºC, enquanto nos Açores são esperadas chuvas e aguaceiros em todas as ilhas, com temperaturas máximas em torno dos 20ºC na Horta.
Quanto ao resto da semana, apesar das mudanças bruscas no início, espera-se uma estabilização. O vento soprará do quadrante norte nesta segunda-feira, e não são esperadas oscilações significativas ao longo da semana, mantendo-se as temperaturas acima do normal para esta época do ano.
Segundo o IPMA, as temperaturas máximas deverão variar entre os 16 e os 30°C, podendo ocasionalmente chegar aos 31/32°C nas regiões do Centro e Sul. As temperaturas mínimas oscilarão entre os 3 e os 17°C.
O tempo seco previsto deve-se à influência de um anticiclone localizado a sul da Islândia e a oeste das Ilhas Britânicas, estendendo-se por vezes à Península Ibérica. Prevê-se a formação de alguns núcleos depressionários na região sul da Península, que poderão trazer alguma precipitação às regiões Centro e Sul de Portugal Continental no final da semana, embora a probabilidade tenha sido considerada reduzida pelo IPMA na sexta-feira.