Valongo do Vouga: Filipe Falcão assume último mandato com prioridades definidas

Os novos órgãos autárquicos da Freguesia de Valongo do Vouga, no concelho de Águeda, tomaram posse esta quinta-feira, 23 de outubro, numa cerimónia marcada por mensagens de compromisso, apelos à participação cívica e a apresentação das principais prioridades para o mandato que agora se inicia.

Filipe Falcão foi reconduzido para o terceiro e último mandato como presidente da Junta de Freguesia. A equipa executiva é ainda composta por Rui Mota e Susana Pinheiro, que assumem funções como vogais.

Na Assembleia de Freguesia, Ana Raquel Dias é a nova presidente, acompanhada por João Pinheiro como 1.º secretário e Orquídea Corga Pereira como 2.ª secretária.

Mandato será marcado por obras estruturantes

À margem da cerimónia, em declarações à TVC/Notícias de Águeda, Filipe Falcão destacou que inicia este último mandato com “motivação reforçada” e focado em concretizar obras determinantes para a freguesia.

Entre as prioridades, o autarca sublinhou:

  • Transformação da antiga Escola Primária de Arrancada em Centro Cívico – “uma urgência” cuja abertura de concurso espera ver “lançada muito em breve”.
  • Construção de uma infraestrutura desportiva, com pavilhão, considerada “uma obra estruturante para a freguesia e para os objetivos dos próximos anos”.
  • Alargamento da Unidade de Saúde, processo já em fase preparatória.
  • Investimentos em qualidade de vida, ambiente e requalificação de espaços públicos, para “criar mais áreas e melhores condições para os valonguenses”.

O presidente sublinhou ainda que os projetos implicam articulação próxima com o município de Águeda, dada a dimensão dos investimentos.

“Seriedade, rigor e transparência”

Filipe Falcão deixou uma mensagem direta à população: “Podem continuar comigo e com a minha equipa com a mesma seriedade, rigor e transparência que mantivemos até agora, sempre em prol da qualidade de vida dos valonguenses.”

Apelo à participação nas assembleias

O presidente da Assembleia Municipal de Águeda, Filipe Almeida, marcou também presença e destacou o simbolismo destes atos de instalação, afirmando que “é aqui que começa a responsabilidade e o estreitar da relação entre os órgãos autárquicos e os cidadãos”.

Apelou ainda à participação da população nas assembleias, lembrando que é nestes fóruns “que as coisas se constroem, se decidem e onde os cidadãos devem manifestar-se, desde os assuntos mais simples aos mais estruturantes”.

A instalação dos restantes órgãos autárquicos do concelho de Águeda decorrerá até ao início da próxima semana, estando marcada para segunda-feira, dia 27, pelas 18h00, no Centro de Artes de Águeda, a sessão de instalação da Assembleia Municipal e do novo executivo camarário.

0