Viatura dos Bombeiros do Dafundo capota em Penedono e provoca cinco feridos ligeiros

Um veículo dos Bombeiros Voluntários do Dafundo (concelho de Oeiras, distrito de Lisboa) capotou este sábado na localidade de Granja, no concelho de Penedono (distrito de Viseu), provocando cinco feridos ligeiros.

O acidente ocorreu pelas 17h40, segundo fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR), que confirmou que os bombeiros foram transportados para o hospital da Guarda.

De acordo com a informação inicial, quatro elementos tinham sofrido ferimentos ligeiros, mas a CNN Portugal avançou entretanto que o número de feridos subiu para cinco.

O acidente aconteceu no contexto do combate ao grande incêndio que lavra nos distritos de Viseu e da Guarda, resultado da junção de dois fogos – um iniciado em Sátão, outro em Trancoso – que acabaram por se fundir e atingir 11 municípios:

  • Distrito de Viseu: Sátão, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Penedono e São João da Pesqueira;
  • Distrito da Guarda: Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Mêda, Celorico da Beira e Vila Nova de Foz Côa.

O incêndio de Vila Boa, freguesia de Ferreira de Aves (Sátão), deflagrou às 01h03 de quarta-feira e alastrou rapidamente a outros concelhos. Já o fogo em Freches (Trancoso) teve início no passado sábado, 9 de agosto, pelas 17h21.

Segundo os dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 18h25 de hoje encontravam-se no terreno:

  • Incêndio de Sátão/Trancoso: 889 operacionais, 295 viaturas e um meio aéreo;
  • Incêndio de Freches (Trancoso): 444 operacionais, 145 viaturas e três meios aéreos.

O capotamento da viatura em Penedono reforça o cenário de risco e desgaste a que estão sujeitos os bombeiros mobilizados para estas operações, que se prolongam há vários dias em condições extremas.

0